SEÇÕES

Conselheiros do TCE-PI participam de Congresso Internacional

Congresso de Controle e Políticas Públicas ocorre em Cuirtiba.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conselheiros e auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) participam, em Curitiba (PR), do III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. O evento é realizado no Expo Unimed Curitiba, e tem por objetivo discutir o papel dos Tribunais de Contas e de que forma os TCs podem contribuir para melhorar a eficiência da gestão pública, além de definir ações para aprimorar a efetividade do controle externo.

O Congresso foi aberto na noite de terça-feira (17) e prossegue nesta quarta e quinta-feira (18 e 19), com palestras, capacitações e apresentação de trabalhos e painéis temáticos. Participam aproximadamente 700 pessoas, entre integrantes de Tribunais de Contas do Brasil e de países como Argentina e Angola, gestores e servidores públicos, professores e estudantes. Do Piauí, participam o presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e os conselheiros Kléber Eulálio e Lílian Martins.

A diretora da Dfae (Diretoria de Fiscalização da Administração Estadual), Valéria Leal, e as auditoras de Controle Externo Lucine Batista, Maria Olívia Silveira Reis e Sandra Maria de Oliveira Saraiva também estão no evento. O III Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do IRB, conselheiro Sebastião Helvécio, do presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, do presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do País), conselheiro Valdecir Pascoal, entre outros representantes de TCs e de entidades parceiras. O professor Karim J. Chichakly, da Worcester Polytechnic Institute e da Capitol Technology University, fez a conferência de abertura, sobre Pensamento Sistêmico e Políticas Públicas.

Nesta quarta estão sendo realizadas palestras e capacitações sobre temas ligados ao controle externo e à administração pública, como contabilidade e orçamento, saúde, educação, segurança, infraestrutura, controle interno e compliance. Também será apresentado o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) de 2017 e lançado o IEGE (Índice de Efetividade da Gestão Estadual), a ser aplicado em 2018.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos