Conselho de Agronomia realiza expedição para busca soluções que salve rios

As imagens serão analisadas e entregues em um relatório com soluções às autoridades responsáveis

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o intuito de realizar um estudo com registros fotográficos e levantar um alerta para a atual situação dos rios Parnaíba e Poti, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) realizou, ontem (22), uma Expedição Náutica no cais de um tradicional clube de Teresina. O estudo faz parte da programação do Ciclo de Debates sobre a Água, que acontece durante a semana em alusão ao Dia Mundial da Água, que ocorreu no último domingo.


A expedição passou por toda a margem do rio Parnaíba, onde os estudiosos puderam constar as inúmeras irregularidades e o descaso ambiental, como canais que despejam esgoto de casas e estabelecimentos diretamente no afluente. Além do assoreamento causado pela falta de mata ciliar, que fazem os rios ficarem cada vez mais rasos. As imagens serão analisadas e entregues em um relatório com soluções às autoridades responsáveis.

O presidente da instituição, Paulo Roberto de Oliveira, afirma que os relatórios serão destinados à Prefeitura de Teresina, ao Governo do Estado e a Agespisa, que é diretamente responsável pelo tratamento de esgoto. Segundo ele, a situação dos rios é crítica por conta da poluição e, principalmente, da seca, problema que poderá piorar se nada for feito.

“O principal problema é a falta de água. Estamos no final do mês de março e em 25 anos é a primeira vez que vejo o rio nessa situação nesta época do ano. Até para navegarmos fica complicado. As chuvas não contribuíram e o consumo de água está além da precipitação. À medida que a quantidade de habitantes cresce, o consumo de água também, entretanto, é o mesmo volume que temos disponível. Ou seja, está tendo mais utilização da água do que a reposição natural”, revela.

Para o presidente da Fundação Rio Parnaíba (FURPA) e conselheiro titular do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), professor Francisco Soares, é preciso implementar em caráter de urgência o programa de revitalização dos rios, onde será feito o tratamento correto do esgotamento sanitário, o reflorestamento da área para combater a erosão e o peixamento do rio.

“Estamos articulando para que o programa de revitalização saia do papel, pois as nossas ações isoladas não estão surtindo efeito para conseguirmos salvar o rio. É competência do governo dar condições para salvarmos a bacia do rio. Somente para o [rio] Parnaíba precisaremos de, no mínimo, R$ 300 milhões em um prazo de mais de 10 anos para recuperar a nossa bacia”, declara.

Foto: Victor Gabriel

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES