Conselho de Veterinária garante fiscalizar estabelecimentos legais e ilegais

A vistoria está de acordo com as resoluções Nº 1015, que visa adequar o ambiente ao serviço prestado, e a de Nº 1069, que fiscaliza a venda e a exposição inadequada de animais.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Medicina Veterinária tem fiscalizado estabelecimentos como pet shops, clínicas e ambulatórios veterinários de Teresina. Essa iniciativa começou em fevereiro deste ano e até agora menos de 10% dos estabelecimentos foram fiscalizados. A vistoria está de acordo com as resoluções Nº 1015, que visa adequar o ambiente ao serviço prestado, e a de Nº 1069, que fiscaliza a venda e a exposição inadequada de animais. Com garantia de que a fiscalização ocorrerá em todo o estado e vai atingir estabelecimentos registrados e não registrados no Conselho.

Para Joyce Magalhães, médica veterinária, a maior preocupação dos médicos veterinários é que, de fato, a fiscalização ocorra tanto para quem é registrado pelo Conselho, quanto para quem não é, pois para chegar ao registro são necessários algumas vistórias importantes.

“A gente espera que o Conselho fiscalize não apenas quem está registrado, mas também quem está no mercado de maneira ilegal. A nossa grande preocupação é que nem todas as clínicas e pet shops são legalizados. Porque a gente não é fiscalizado apenas pelo Conselho de Veterinária, tem a fiscalização do Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Ministério do Trabalho. Então, são vários itens que temos que nos adequar”, pontua Joyce Magalhães.

De acordo com a médica veterinária, os funcionários de pet shops devem ficar atentos ao ambiente adequado para a venda de animais, que garante o bem estar destes e ainda o consumidor não buscar serviços apenas pelo menor valor.

“Eu acredito que se você não tiver um ambiente adequado é melhor não trabalhar com vendas de animais. Porque a gente vive em um local muito quente e os animais domésticos, principalmente os bebês, sofrem com o calor. Do lado de fora, eles ficam mais expostos ainda as intempéries climáticas, podendo adoecer. Quanto as clínicas, o consumidor precisa ter consciência de que clínica veterinária tem que ter uma estrutura, e não podemos fazer de um consultório, uma loja de R$1,99. O preço está agregado a qualidade de serviço, se o preço é X e tal concorrência faz X dividido por dois, tem algo errado aí”, explica Joyce Magalhães.

Segundo Fernando Carvalho, secretário geral do conselho regional do Piauí, haverá fiscalização em estabelecimentos registrados e não registrados pelo Conselho e destaca que, apesar dos estabelecimentos não atenderem totalmente as normativas, está havendo interesse pela adequação.

“A fiscalização foi iniciada em fevereiro deste ano, com a entrega da resolução e aviso de fiscalização. Por ser uma vistória miniciosa, o Conselho conseguiu fiscalizar menos de 10% dos estabelecimentos. Começamos com clínicas maiores, para saber se esta está de acordo com a resolução. Isso ocorrerá em estabelecimentos registrados e não registrados. Até agora, a maioria das clínicas atendem em parte os quesitos. Mais em alguns quesitos e menos em outros. O importante é que há interesse pela adequação as resoluções”, destaca o secretário geral do conselho.

Veterinários pretendem pleitear selo de qualidade

Os profissionais de veterinária, junto com o Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Piauí (Sebrae), estão estudando a possibilidade da criação do selo de qualidade dos estabelecimentos voltados a saúde e bem estar de animais domésticos,. com o intuito de melhor qualificar os serviços oferecidos. É o que afirma Joyce Magalhães, médica veterinária.

“A gente está pleiteando a criação do selo de qualidade, para diferenciar esses estabelecimentos que trabalham legalmente, que seguem a risca as leis, para que o consumidor saiba porque aquela clínica é credenciada, quanto ao valor dos serviços como o da vacina, remédios e consultas. Muitas vezes, temos colegas que oferecem tais serviços bem mais baratos, mas o que acontece, na realidade, eles não têm o custo que a gente tem, porque não são legalizados ou são parcialmente legais”, explica a médica veterinária.

Repórter: Márcia Gabriele



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES