Conselho se reúne para tratar sobre reajustes nas tarifas de ônibus

Reunião contou com participação de usuários e sindicalistas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Integrantes do Conselho Municipal de Transportes se reuniram nesta terça-feira (27) para discutir os reajustes nas tarifas de ônibus, táxi e mototáxi em Teresina. O encontro aconteceu na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e contou com a participação de representantes de diversas áreas, como usuários, estudantes e empresários, além de membros da própria administração municipal.

Durante a reunião, a Strans apresentou planilhas detalhas de custos do transporte público na capital. É baseado nesse documento que a Prefeitura de Teresina fará o reajuste do preço da passagem de ônibus e das tarifas de táxi e mototáxi, medida prevista no contrato de licitação com as empresas e que deve ser revisado anualmente.

"Todos os custos que giram em torno do sistema são apurados. Há gastos fixos, como remuneração de funcionários, depreciação de veículo e garagens, e os gastos variáveis, como pneu, combustível, lubrificante e peças. Tudo isso é catalogado numa planilha para composição dos gastos", detalha o diretor administrativo e financeiro da Strans, Ricardo Freitas.

Essa planilha de custos agora será analisada pelos integrantes do Conselho Municipal de Transportes, que reúne representantes de usuários, estudantes, empresários, sindicatos de taxistas e mototaxistas, além de representantes da própria Prefeitura de Teresina.

Esses mesmos integrantes do Conselho devem se reunir em janeiro para referendar o documento. Depois disso, a planilha será enviada ao prefeito Firmino Filho devidamente auditada. "O Conselho não tem o poder de reajustar as tarifas. Ele vai somente referendar", explica Ricardo Freitas.

Ainda não há previsão de quando as novas tarifas passarão a ser cobradas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES