Conserto de vazamentos é um aliado no combate ao desperdício

Reduzir perdas pode resultar no aumento da oferta de água

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vazamentos de água causam prejuízos para o meio ambiente porque representam o desperdício de recursos hídricos. Eles podem ocorrer por conta de ligações irregulares, furto de água e através de perdas no processo de distribuição. Em Timon, chega a 450 o número de reparos mensais para coibir vazamentos em vias públicas.

“Reduzir perdas pode resultar no aumento da oferta de água, além de significar a economia de recursos naturais, operacionais e financeiros. É interessante reforçar que essa é uma responsabilidade compartilhada, pois os moradores devem acionar a concessionária e informar vazamentos em vias públicas, nas ruas da cidade", afirma Tadeu Bezerra, coordenador de operações da Águas de Timon. 

As chamadas perdas aparentes, relativas à falta de hidrômetros e ligações clandestinas, acontecem quando, apesar da distribuição de água atingir o consumidor, o produto não é cobrado adequadamente. “Uma pessoa que utiliza água de forma irregular chega a consumir até cinco vezes a mais do que alguém em situação regular, devidamente conectado à rede pública e que tem o consumo medido pelo hidrômetro”, exemplifica Tadeu Bezerra. 

Todas essas perdas trazem vários impactos negativos e prejudicam a cidade e o meio ambiente, visto que o desperdício aumenta a necessidade de produção, sendo um consumo muito superior ao necessário. Além disso, as ligações clandestinas, por estarem fora dos padrões, podem provocar a contaminação da rede de abastecimento, representando um risco para a saúde dos moradores. 

A Águas de Timon conta gestão de controle de perdas, que visa a redução desses desperdícios. As principais ações são: criação de setores de distribuição, que facilitam a operação do sistema, com menor impacto ao morador em caso de manutenções; instalação de macromedidores (espécie de hidrômetro de altíssima capacidade, que mede o volume de água na saída do sistema); e instalação e substituição de hidrômetros. 

Unidades operacionais como reservatórios e elevatórias recebem manutenção periódica contra vazamentos e contam ainda com sistema de telemetria e telecomando, tecnologias de acionamento e comunicação que facilitam a operação. Esse sistema de automação serve para evitar pressões excessivas na rede e são monitorados 24 horas por meio do Centro de Controle e Operações (CCO).

“Quando iniciamos a concessão em Timon, o índice de perdas no município era de 77% e conseguimos melhorar para 53%, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Para os dez primeiros anos de atuação no município, a nossa meta é reduzir esse indicador para 32%. Para isso, investimos em melhorias no sistema de abastecimento de água, fazendo uso do que há de mais moderno no setor de saneamento”, finaliza Tadeu Bezerra.

O morador pode se tornar um aliado contra o desperdício e denunciar irregularidades nos canais de atendimento da Águas de Timon. Os casos devem ser comunicados via 0800 595 8888, WhatsApp (86) 98166 8888 ou por meio do Águas APP, aplicativo gratuito que está disponível para Android e IOS. Os timonenses também podem acessar a Agência Virtual, por meio do site www.aguasdetimon.com.br, ou procurar atendimento na loja, localizada na avenida Presidente Médici, 718, bairro Parque Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES