Consórcio vai melhorar transporte de ônibus em Teresina e Timon

Firmino Filho considera a importância da Prefeitura de Timon.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última quarta-feira (23), Timon e Teresina avançaram por um transporte público de melhor qualidade. Isso foi firmado após uma parceria entre Luciano Leitoa, prefeito de Timon, e Firmino Filho, prefeito de Teresina, que assinaram um protocolo de intenções do consórcio intermunicipal de mobilidade urbana entre as cidades vizinhas.

Desta forma, o projeto irá para as respectivas Câmaras Municipais, que deverão legislar e aprovar a criação de um consórcio que poderá fiscalizar, gerir e regulamentar o transporte público da população que mora em Timon e trabalha em Teresina, ou que trabalha em Teresina e mora em Timon.

Essa assinatura foi importante porque após a instituição do consórcio as duas cidades poderão conceder, trabalhar e licitar juntas a atuação das empresas de transporte público que atuarão no translado entre os dois municípios, competência que antes era de responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Este esforço para melhorar a situação do transporte entre a capital do Piauí e a cidade maranhense datam do ano passado. “Em setembro do ano passado, começamos esse trabalho e só conseguimos depois de muito esforço, com a ajuda do Ministério Público, que nos apoiou, e através de legislações federais.

Em conjunto com ANNT, pudemos elaborar uma minuta que delegasse poderes aos dois municípios, através da criação de um consórcio e assim Timon e Teresina, em breve, passarão a atuar de forma mais direta com relação a cobrança e escolhas dos serviços de transporte público oferecidos à população”, disse Sebastião Carlos, secretário municipal de Planejamento de Timon.

Na ocasião da assinatura do projeto, Firmino Filho considera a importância da Prefeitura Municipal de Timon neste processo de melhorias no transporte público intermunicipal.

“A iniciativa foi 99% do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, que ao lado de sua equipe não poupou esforços para por esse processo em andamento. Assim, pudemos chegar a esse momento de hoje, em que estamos concretizando as intenções de criação desse consórcio”, declarou.

Para Jair Mayner, secretário de Assuntos Estratégicos de Timon, a criação do consórcio é importante porque representantes de cada prefeitura poderão gerir com responsabilidade o andamento do serviço de ônibus.

“O consórcio será formado por três representantes de cada prefeitura, que poderão inclusive atuar em questões ligadas ao processo licitatório das linhas de ônibus, que apesar de ser interestadual possui caráter urbano, como também com relação a tarifas, ouvir queixas, reclamações de usuários e assim procurar resolvê-las”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES