Construtora descobre 43 ossadas e mais de 100 mil peças arqueológicas no MA

Na obra de condomínio foram encontradas 43 ossadas humanas e mais de 100 mil peças arqueológicas

Ossadas encontradas em São Luís, no Maranhão | Jader Filho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a execução das obras do programa Minha Casa, Minha Vida em São Luís, capital do Maranhão, uma surpreendente descoberta arqueológica veio à tona. Enquanto a construtora MRV desenvolvia um condomínio residencial no Sítio Arqueológico Chácara Rosane, localizado no bairro Vicente Fialho, foram encontradas 43 ossadas humanas e mais de 100 mil peças arqueológicas, como fragmentos de cerâmica, ferramentas de pedra, conchas e carvão.

ministro das Cidades, Jader Filho, expressou sua surpresa diante do achado, classificando-o como um "fato incrível". As escavações, realizadas em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), revelaram materiais raros que remontam a mais de 5 mil anos. O anúncio foi feito pelo ministro em suas redes sociais na última segunda-feira (8).

Anteriormente, pesquisas realizadas na década de 1970 pelo estudioso Olavo Lima indicavam a existência de um sítio arqueológico na região, mas a magnitude do local só foi revelada agora. As primeiras descobertas ocorreram durante a fase de licenciamento ambiental da obra, em 2019, quando foram encontradas peças em um sambaqui, um sítio arqueológico litorâneo composto principalmente por conchas de moluscos e outros restos alimentares.

A idade exata dos materiais encontrados está sendo determinada por meio de análises em curso, mas datações preliminares de sedimentos próximos indicam uma idade que varia entre cerca de 9 mil e 10 mil anos atrás. Pesquisas anteriores em outros sambaquis da ilha de São Luís sugerem que as peças podem ter sido construídas por povos catadores coletores que habitaram a região há mais de seis mil anos.

O material descoberto será objeto de estudo detalhado para aprimorar a compreensão de sua origem e contribuir para a história dos povos originários que ocuparam o local ao longo do tempo. (Informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES