Cônsul alemão sinaliza parcerias na educação e bioenergia

Cônsul alemão sinaliza parcerias na educação e bioenergia

Cônsul alemão sinaliza parcerias na educação e bioenergia | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias recebeu, na tarde desta quinta-feira (8), no Sal?o Azul do Pal?cio de Karnak, o c?nsul-geral da Rep?blica Federal da Alemanha para o Nordeste, Nobert Harald Nadolski, que sinalizou a formaliza??o de parceiras nas ?reas de educa??o, bioenergia e at? de transportes entre o Governo do Estado do Piau? e a Alemanha. O secret?rio de Desenvolvimento Econ?mico e Tecnol?gico, Val?rio Carvalho, tamb?m participou da reuni?o.

O c?nsul sugeriu parcerias entre as universidades alem?s e as escolas do Piau? para trazer experi?ncias do ensino daquele pa?s e melhorar a qualidade da educa??o do Estado. O governador recebeu a proposta com grande interesse e acrescentou que a troca de experi?ncias poderia se estender, tamb?m, na transmiss?o de novas tecnologias nas ?reas de gera??o de renda e inclus?o social. ?O modelo de tecnologia alem? ? copiada no mundo inteiro, e no Piau? n?o poderia ser diferente. J? realizamos outras parcerias com a Alemanha e outros pa?ses da Europa, que sempre t?m muito a acrescentar ao Piau?, falou o governador.

Wellington Dias explicou que pelo fato de Teresina ser uma capital localizada no interior, acabou se tornando um grande p?lo nos setores comercial, de sa?de e de moda. Falou, tamb?m, que Teresina j? n?o concentra mais a economia do Estado, como ocorreu durante muito tempo. ?As potencialidades do interior est?o sendo bastante exploradas, como ? o caso da extra??o do n?quel no munic?pio de Capit?o Gerv?sio Oliveira, onde uma usina da Companhia Vale do Rio Doce foi instalada. Tem, tamb?m, a produ??o de couro, diamante, opala, al?m do agroneg?cio, soja e bioenergia?, frisou.

O c?nsul, por sua vez, demonstrou admira??o em rela??o ?s riquezas em energia renov?vel do Estado. ?N?o s? na Alemanha, como em muitos pa?ses da Europa, a grande tend?ncia ? investir nesse setor, para ajudar a diminuir a polui??o e os efeitos do aquecimento global?, destacou. Ele se referiu ainda ao modelo alem?o de transporte, onde o trem ? o meio mais utilizado. ?Poder?amos trazer o modelo para o Brasil. ? mais r?pido, seguro e n?o polui por causa da tecnologia?, explicou.

Ao final do encontro, troca de cortesias. O c?nsul presenteou o governador com um CD de m?sicas cl?ssicas e vai levar para o seu pa?s uma escultura em madeira do mestre piauiense Ary, produtos artesanais e a promessa de uma visita em breve do governador ? Alemanha, onde participar? de uma feira de turismo. ?Vamos estreitar mais os nossos la?os?, disse Wellington Dias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES