Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Consulta pública irá escolher a árvore símbolo do Piauí

Votação acontece do dia 11 ao dia 17

Compartilhe
Google Whatsapp

A Universidade Estadual do Piauí, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente (Semar) está realizando uma consulta pública para escolha da árvore símbolo do Piauí. Uma das quatro árvores selecionadas por uma comissão, formada por professores do curso de Biologia da instituição e representantes da Semar, poderá ser escolhida no período de 11 a 17 de setembro.

A comissão foi composta pelas professoras Fátima Veras, Rosimeire Brito, Roselis Machado, todas do curso de Biologia da Uespi e Vinícius Andrete, técnico da Secretaria de Meio Ambiente (Semar).

A presidente da comissão, Roselis Machado, destaca que a escolha da árvore para representar o Piauí através de um decreto, visa dar mais significância e preservação histórica à vegetação da região. Pela comissão, foram escolhidos as árvores do Bacuri, Jatobá, Carnaúba e Ipê Amarelo.

“Realizamos um estudo bibliográfico para chegar até essas quatros espécies. Definimos pelas características, maior ocorrência e mais significância”, explicou.

Segundo Roselis, todos os estados e municípios devem preservar por lei o que é nativo e histórico para a região. “Decretar uma árvore como símbolo é garantir que a árvore tenha mais representatividade para o estado”, declarou.

Votação acontece do dia 11 ao dia 17 (Crédito: Reprodução)
Votação acontece do dia 11 ao dia 17 (Crédito: Reprodução)

Os interessados em contribuir com a escolha devem acessar o formulário para votar. A árvore mais votada será decretada como árvore símbolo do estado pelo Governador Wellington Dias, no dia nacional da árvore, comemorado em 21 de setembro.

Conheça sobre as árvores:

Bacuri (Platonia insignis) – Árvore de porte alto com tronco reto casca espessa e às vezes, enegrecida dos indivíduos adultos. Muito utilizada na alimentação.

Jatobá (Hymenaea courbaril) – Árvore alta com casca um pouco áspera, cinza-clara, com pequenos sulcos. Muito utilizada na medicina popular, fornece farinha comestível e nutritiva e produtos madeireiros.

Carnaúba (Copernicia prunifera) – Planta perene, heliófila com um tronco simples, ereto, com numerosas folhas no seu topo. Usada na arborização e paisagismo, em construções e fornece cera.

Ipê Amarelo (Handroanthus chrysotrichus) – Árvore decídua, heliófita, secundária tardia. Muito utilizada na construção civil, cabos de ferramentas, carpintaria, marcenaria, dormentes, forros, vigas, postes mourões, móveis e tabuados.

Para votar, clique aqui.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Carregar os comentários (0)

comentários

fechar comentários
Nenhum comentário feito até o momento

veja também

Recomendamos

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto