Consumo de água cresce mais de 20% em Teresina

Consumo de água cresce mais de 20% em Teresina

Água | Moises Saba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sol a pino, temperaturas exorbitantes, umidade do ar com índices alarmantes, alta incidência de raios UV.

A situação não é fácil, os sinais do BR-O-BRÓ passam a ser percebidos e é praticamente impossível fugir deles em período integral. Desse modo, a época torna um bem ainda mais essencial na vida dos piauienses, a água.

Seja para matar a sede, aliviar o calor, ou refrescar-se com um banho, esse líquido começa a ser utilizado de modo exorbitante, para muitos, é até mesmo uma forma de tentar amenizar os efeitos arrebatadores do tempo seco, porém, às vezes, o exagero aparece e ele acaba pesando no bolso, a conta do serviço cresce assustadoramente e, neste momento, percebe-se que o controle se faz necessário.

Segundo o superintendente metropolitano da Agespisa, Orlando Ayres, já é perceptível o crescimento no consumo em todo o Piauí, nesse sentido a estimativa insere uma porcentagem assustadora e que condiz com a adoção de cuidados importantes.

“A alta deve ser superior a 20%, o uso aumenta bastante, com isso o desperdício também chega a índices mais elevados”, afirma. Seguindo esta perspectiva, a orientação converge para ações sustentáveis.

“A utilização deve ser racional. Ao tomar banho, por exemplo, procure fechar a torneira quando estiver passando o sabonete, tal como evitar lavar o carro com a mangueira ligada, um balde seria mais prudente nesse processo”, destaca.

Os vazamentos também despontam como um grave problema no sistema no Estado, com o fluxo intenso milhares de litros são perdidos e os prejuízos inerentes são incalculáveis.

“Pedimos que as pessoas colaborem, ao verem uma ocorrência dessas na rua, que avisem, liguem para o nosso número, é gratuito”, explica Ayres. O telefone da Agespisa é o 0800 86 8888. De acordo com o gestor, esses pontos de vazão surgem principalmente devido a fadiga, tubulações antigas ou uma elevação na pressão.

Tomando por base uma destas implicações, o processo de troca da tubulação promete ser retomado na capital. As obras que estão paradas constituem um empecilho para o avanço no sistema.

“A Agespisa vai fazer uma licitação para concluir os trabalhos”, garante o superintendente metropolitano. Ainda englobando melhorias na área, a expectativa é que os investimentos girem em torno de R$ 7 milhões.

Do total de 176,4 quilômetros previstos no contrato inicial, faltam apenas 18. É uma obra importante porque a nova tubulação, feita de PVC, reduz a ocorrência de vazamentos, evitando a perda de água e a suspensão do abastecimento nas áreas afetadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES