Conta de água no DF sofrerá reajuste de 5,78%

O reajuste aplicado no DF foi superior ao previsto pelo IPCA

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A partir desta sexta-feira, a tarifa cobrada para fornecimento de ?gua no Distrito Federal ficar? mais cara. A tabela de pre?os sofrer? reajuste de 5,78%, conforme os c?lculos feitos pela Ag?ncia Reguladora de ?guas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa). O aumento vai atingir todas as regi?es abastecidas pela Companhia de Saneamento Ambiental de Bras?lia (Caesb). O reajuste teve como base o ?ndice de Pre?os ao Consumidor (IPCA), que ficou em 4,66% nos ?ltimos 12 meses.

O reajuste aplicado no DF foi superior ao previsto pelo IPCA. O motivo seriam os investimentos realizados pela Caesb ao longo do ?ltimo ano. Al?m de cobrir a margem inflacion?ria, a companhia alega ter sido obrigada a equacionar a tabela de consumo pela compra de materiais qu?micos usados no tratamento de ?gua. Os produtos, como cloro e cromo, teriam sofrido reajustes nos ?ltimos 12 meses.

Pelo contrato assinado entre Adasa e Caesb, os reajustes no consumo de ?gua ocorrem a cada 12 meses. A ?ltima corre??o foi aplicada em mar?o do ano passado, quando as tarifas do servi?o sofreram aumento de 3,02% diante de uma infla??o acumulada, em 2006, de 2,99%. O presidente da Adasa, Ricardo Pinheiro, acredita que a tend?ncia ? que o reajuste seja mais atenuado no pr?ximo ano.

?Os produtos usados no tratamento de ?gua tiveram reajustes consider?veis nesse ?ltimo ano. Acredito que eles dever?o permanecer est?veis por agora. Caso isso se confirme, deveremos manter praticamente a mesma tarifa para o pr?ximo ano?, argumenta. O aumento deste ano n?o ter? qualquer isen??o. Ou seja, consumidores que utilizam a ?gua para fins residenciais, comerciais e industriais passar?o a pagar o novo pre?o pela tarifa. A medida autorizando o reajuste da tarifa de ?gua foi publicada no Di?rio Oficial do Distrito Federal nesta segunda-feira. A publica??o tamb?m apresenta a nova tabela de pre?os, que dever? ser mantida at? 28 de fevereiro do pr?ximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES