Conta de luz deve subir com reajuste acima de 20% na bandeira vermelha

O aumento se deve ao pagamento do uso das usinas térmicas, cuja geração de energia é mais cara.

luz | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira, 15 de junho, o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que a bandeira vermelha, que é a bandeira mais cara cobrada na conta de luz dos brasileiros, deve subir mais de 20%. 

O fato se dá por conta do baixo nível dos reservatórios de água que faz com que as usinas térmicas sejam acionadas e isso afeta o consumidor por meio da bandeira tarifária na conta de luz

Em junho, está vigente a bandeira vermelha nível 2, a mais cara, que cobra R$ 6,24 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. A agência discutia elevar essa cobrança para R$ 7,57 a cada 100 kWh. “Mas, com certeza, deve superar isso”, declarou Pepitone em audiência pública na comissão de Minas e Energia da Câmara para discutir a crise hídrica.

Conta de luz deve subir acima de 20% na bandeira vermelha - Foto: Getty Images

Ele informou ainda que a decisão deverá ser comunicada em junho. Pepitone ressaltou que o aumento se deve ao pagamento do uso das usinas térmicas, cuja geração de energia é mais cara.

O diretor geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Carlos Ciocchi, informou que estão sendo adotadas medidas para que não seja preciso o racionamento de energia este ano. Apesar de admitir que a situação é preocupante, ele apresentou as ações contra o risco de apagão. Entre elas, a flexibilização de restrições hidráulicas nas bacias dos rios São Francisco e Paraná; aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas; aumento da importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia e antecipar obras de transmissão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES