Contas de energia ficarão mais baratas em setembro

A bandeira tarifária do mês será amarela

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A conta de luz de todos os brasileiros ficará barata em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (25) que a bandeira tarifária que será aplicada nas tarifas de energia no próximo mês será amarela, ou seja, com cobrança extra de R$ 2 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Em agosto, a bandeira era vermelha, com cobrança adicional de R$ 3 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). Por isso, deve haver redução nas contas de luz.

Com mais chuvas registradas nos últimos dias no Sul e Sudeste, além de aumento na geração de energia eólica no Nordeste, ficou mais barato produzir eletricidade, na comparação com este mês, explicou a Aneel. A bandeira amarela é acionada quando é preciso acionar formas mais caras geração, para compensar níveis mais baixos de chuva e nos reservatórios das hidrelétricas.

Os reservatórios usados para a geração de energia continuam com níveis baixos de água. A situação mais preocupante é no Nordeste. Na região, os reservatórios operam com 13,15% da capacidade.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia de usinas termelétricas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES