Contran: motoristas têm novos prazos para regularizar exame toxicológico

Os condutores com menos de 70 anos das categorias C, D e E, de ônibus e caminhões, por exemplo, devem realizar o exame para emissão e renovação da CNH

Motoristas têm novos prazos para regularizar exame toxicológico | Tomaz Silva/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os motoristas detentores de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, que ainda não tenham realizado o exame toxicológico ou que estejam com o teste vencido, e que tenham ultrapassado o prazo limite de 28 de dezembro de 2023, serão concedidas novas oportunidades para regularizar sua situação.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio de publicação no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26), estabeleceu novos prazos para o cumprimento dessa exigência. Os novos prazos estipulam o dia 31 de março de 2024 para os motoristas com validade da CNH entre janeiro e junho, e o dia 30 de abril para aqueles cujo documento vença entre julho e dezembro.

O exame toxicológico é uma exigência prevista no Código de Trânsito Brasileiro para detectar o uso de substâncias psicoativas que possam comprometer a habilidade de condução e aumentar o risco de acidentes.

IDADE

Os condutores com menos de 70 anos das categorias C, D e E, de ônibus e caminhões, por exemplo, devem realizar o exame para emissão e renovação da CNH, além de atualizações a cada dois anos e seis meses. Laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) fazem a análise a partir de amostras de cabelo, pelo ou unha, e os resultados levam cerca de 15 dias para serem emitidos.

Atualmente, no site da Senatran, há 17 redes de laboratórios credenciados a fazer o exame. Os custos ficam a cargo das empresas contratantes dos motoristas ou dos próprios condutores, caso sejam autônomos. Para verificar se precisa realizar o exame toxicológico, o Ministério dos Transportes orienta que seja consultado o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), onde é necessário realizar o cadastro ou login, por meio da conta gov.br.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES