Controladores de tráfego aéreo da NAV Brasil desistem de entrar em greve

A decisão de suspender a paralisação ocorreu em resposta à determinação da Justiça do Trabalho, que proibiu a interrupção dos serviços

Após proibição da Justiça, controladores de voo desistem de greve | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os controladores aéreos da empresa estatal NAV Brasil, representados pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV), decidiram cancelar a greve que estava prevista para segunda-feira (09).

A decisão de suspender a paralisação ocorreu em resposta à determinação da Justiça do Trabalho, que proibiu a interrupção dos serviços e estabeleceu uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

Conforme já divulgado na semana pássada, a Justiça determinou que todos os funcionários envolvidos no controle do tráfego aéreo do país, um total de 100%, continuassem operando normalmente.

Segundo a decisão proferida pelo ministro José Godinho Delgado, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), 90% dos empregados ligados às atividades de segurança e operação aérea deveriam manter suas funções em operação normal.

Para os demais trabalhadores, que não têm relação direta com o controle do tráfego aéreo e a segurança, a paralisação poderia afetar até 40% das operações.

A NAV Brasil havia solicitado à Justiça que declarasse o movimento grevista como ilegal, no entanto, essa solicitação não foi atendida. A estatal expressou surpresa diante da convocação feita pelo sindicato, alegando que a paralisação ameaçaria a segurança nacional, a navegação aérea e os usuários. Além disso, ressaltaram que os horários previstos para a greve coincidiam com os momentos mais críticos para o tráfego aéreo nacional.

Inicialmente, os controladores de voo planejavam interromper suas atividades por uma hora, das 7h às 8h, na segunda-feira. Caso não houvesse acordo até o dia 16, a intenção era expandir o período de paralisação para duas horas diárias, das 7h às 8h e das 18h às 19h, sempre nos horários de maior movimento.

O sindicato reivindica um aumento salarial de 8,5% para os trabalhadores, bem como melhorias no auxílio-saúde e a abertura de novos concursos para contratação de pessoal nos setores administrativo e operacional da NAV Brasil. Por outro lado, a empresa propôs um aumento salarial de 4,83%, mas essa oferta foi recusada pelo sindicato.

Se a greve tivesse acontecido, voos em 23 aeroportos do país teriam sido afetados, incluindo importantes terminais como Guarulhos (São Paulo), Viracopos (Campinas) e Santos Dumont (Rio de Janeiro), potencialmente causando um caos no tráfego aéreo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES