Controle de remédios “tarja preta” deve aumentar em 2008

Controle de remédios “tarja preta” deve aumentar em 2008

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A fiscaliza??o sobre a venda de medicamentos conhecidos como ?tarja preta? vai ficar mais intensa a partir do ano que vem, quando entra em vigor uma resolu??o da Ag?ncia Nacional de Vigil?ncia Sanit?ria (Anvisa) que determina novas regras para a venda destes produtos. Segundo reportagem da Ag?ncia Brasil, o sistema deve ficar mais ?gil e menos propenso a falsifica?es.

As farm?cias dever?o preencher um formul?rio digitalizado a cada venda de medicamento ?tarja preta?. Os dados ser?o enviados ? Anvisa, uma vez por semana, por meio eletr?nico.

Pelo modelo antigo, as farm?cias apenas apresentam um registro preenchido manualmente de cada venda de rem?dio especial. De tr?s em tr?s meses, a Vigil?ncia Sanit?ria recolhe esses pap?is, inclui as informa?es no computador e envia ? Anvisa. A demora dificulta a detec??o de poss?veis problemas.

?Esse processo, por ser altamente burocratizado e manual, faz com que as informa?es demorem muito tempo para serem processadas. Ent?o, n?s n?o temos o controle ?gil de quantos produtos foram adquiridos e quantos foram vendidos no Brasil?, disse ? Ag?ncia Brasil o diretor da Anvisa, Dirceu Raposo.

Cautela

Raposo explicou ainda que, al?m de evitar fraudes, o novo sistema deve fazer com que profissionais da sa?de prescrevam os medicamentos de controle especial de forma mais cautelosa.

A Anvisa j? estuda uma linha de financiamento de computadores especialmente para farm?cias. As condi?es v?o ser estabelecidas pela Caixa Econ?mica Federal. Quem ainda n?o tem acesso ? internet vai poder continuar utilizando o sistema antigo durante o per?odo de transi??o, que vai at? abril de 2008. Depois disso, os estabelecimentos que n?o tiverem acesso ? internet n?o v?o poder vender rem?dios controlados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES