Convênio garante instalação de 7 postos de saúde em penitenciárias

O valor do investimento é superior a R$ 1 milhão

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Justiça e Direitos Humanos do Piauí (Sejus) firmou convênio com o Governo Federal, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), para o aparelhamento de sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos estabelecimentos penais. O valor do investimento é superior a R$ 1 milhão.

O convênio objetiva ampliar o número de atendimentos em saúde nas unidades prisionais do Estado e melhorar as condições de assistência dos privados de liberdade dentro dos padrões nacionais de atenção básica exigidos pelo Governo Federal.

Serão oferecidos atendimentos médico, psicológico, odontológico, nutricional, enfermaria, ambulatório, farmácia e serviço social para os privados de liberdade do sistema penitenciário Além de trabalhos preventivos de saúde mental, saúde da mulher, controle e acompanhamento da hipertensão e diabetes, DST’s, HIV, e imunização.

“Os serviços em saúde prisional cresceram significativamente no Piauí. A implantação das unidades básicas prova que estamos no caminho certo para ampliar os serviços de saúde, promover a cidadania e reforçar o compromisso do Estado com a ressocialização e humanização do sistema penitenciário”, afirma o secretário da Justiça, Daniel Oliveira.

As unidades beneficiadas são a Casa de Detenção Provisória Capitão Carlos Gomes (Altos); Colônia Agrícola Major César Oliveira (Altos); Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez (Bom Jesus); Penitenciária Luiz Gonzaga Rebêlo (Esperantina);Penitenciária Gonçalo de Castro Lima (Floriano);Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina (Parnaíba); Penitenciária Feminina Prefeito Adalberto de Moura Santos (Picos).

“O aparelhamento das unidades de saúde vai reduzir o número de saídas e facilitar a logística da rede assistencial local”, explica Socorro Melo, coordenadora de projetos da Sejus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES