Convulsões repetitivas podem levar à morte

Crise acontece quando uma atividade elétrica do cérebro torna-se desordenada.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A imagem de alguém sofrendo uma crise de epilepsia causa a sensação de desespero. Quem vê, não sabe como agir para evitar que aquela pessoa se machuque. Os sucessivos tremores são realmente preocupantes, mas dificilmente causam a morte. Ela só ocorre quando a vítima sofre convulsões repetitivas, chamado de status epilepticus.

Mas segundo o neurologista Marcos Sabri isto raramente acontece. ?Algumas pessoas possuem tumor no cérebro e morre em consequência deste problema. Outros, principalmente se estiverem sozinhos, podem se engasgar com o próprio vômito?, explica o especialista.

O local onde a vítima está no momento da crise é decisivo para evitar que ela se machuque gravemente. Há 17 anos, o flanelinha Cleomar Alves da Silva sofre de epilepsia. Algumas vezes ele estava trabalhando e caiu no meio da rua. ?Eu fiquei entre dois carros e a sorte é que uma mulher me viu e avisou para o meu irmão. Sempre fico todo ralado porque caio no asfalto?, relatou o flanelinha.

Cleomar toma remédio anticonvulsivante. Antes, eram três comprimidos por dia, mas ele conta que se sentia mais fraco devido a medicação e decidiu parar por algum tempo. Uma semana após essa iniciativa, a crise veio. ?Meu braço fica dormente e sinto a boca ficando torta. Não consigo mais falar e já não vejo nada nessa hora?, disse Cleomar.

Segundo Marcos Sabri, a crise acontece quando uma atividade elétrica do cérebro torna-se desordenada. ?A convulsão indica um problema no sistema nervoso central e é preciso descobrir a causa para tratá-lo. Ela pode ser um tumor, sequelas de um AVC ou trauma no crânio?, afirma o médico.

No caso de Cleomar, as crises vieram após um tiro que ele sofreu na cabeça. Mesmo com a medicação ele diz que ainda tem crise, embora em menor frequencia. ?Apenas 10% dos casos não são resolvidos com medicamento e é necessário fazer cirurgia?, revela o neurologista, acrescentando que a suspensão do remédio pode trazer sérias complicações para um epiléptico.

Como agir ao presenciar uma crise epiléptica

Manter a calma

Colocar algo macio embaixo da cabeça do paciente

Colocar a cabeça de lado para que a saliva flua, evitando prejuízos à respiração

Não colocar nada em sua boca

Não tentar conter o paciente

A área ao redor deve ficar livre para evitar que se machuque

Não interferir de nenhuma maneira em seus movimentos

Não atirar água ou forçar que a pessoa beba algo durante a crise

Aguardar ao lado do paciente até que a respiração se normalize e ele queira levantar-se



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES