Cooperativas agropecuárias discutem fortalecimento do ramo no Piauí

Mais de 70 representantes do ramo reúnem-se nesta sexta e sábado, 27 e 28, em Picos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí (Sescoop/PI) promove nesta sexta e sábado, 27 e 28, o Encontro Estadual de Cooperativas Agropecuárias. O evento será realizado no Centro Tecnológico em Agronegócios Regionais do Piauí (Centapi), em Picos, com a presença de cooperados do ramo agropecuário de todo o estado. Mais de 70 representantes já confirmaram presença.

Este é o segundo encontro por ramo cooperativista no estado e segue as definições do Encontro de Intercooperação, ocorrido em dezembro/2014. “Estamos em fase de fortalecimento do sistema cooperativista piauiense, daí a diretriz de realizar encontros com os maiores ramos no estado, que são o Educacional, Agropecuário, Transporte e Saúde”, informa Flodoaldo Alencar, gestor do Sescoop/PI. Ele explica que a iniciativa tem o objetivo de traçar um panorama da realidade das cooperativas, buscar formas de intercooperação dentro do próprio ramo e com os demais e propor ações pontuais e continuadas que fortaleçam as cooperativas.

O encontro será aberto às 9h30 do dia 27 com apresentação da proposta do Programa de Desenvolvimento de Líderes Cooperativistas. Em seguida, haverá a palestra O Novo Código Florestal/Cadastro Ambiental Rural (CAR). Às 11h30, os participantes discutirão estratégicas e ações de fortalecimento das cooperativas agropecuárias. À tarde, às 14h, haverá uma reflexão conjunta sobre os desafios para esse fortalecimento e no sábado, 28, acontecerá a apresentação e discussão das propostas dos grupos de trabalho, os encaminhamentos, a avaliação final e um almoço de confraternização.

EDUCACIONAL – Este foi o primeiro ramo a realizar o encontro de fortalecimento do cooperativismo piauiense. O evento, realizado em janeiro, exatamente antes do início do período letivo, promoveu uma reflexão coletiva que definiu como principais avanços das cooperativas educacionais, a realização do I Encontro Estadual, a conquista de bolsas do Prouni, a credibilidade junto às suas comunidades, atuação dos alunos egressos, aprovação dos alunos no Enem, longevidade das cooperativas, a maioria com mais de 10 anos, formação dos cooperados e ser o ramo mais forte do estado.

Os participantes construíram um plano de trabalho para ser executado ao longo de 2015 pelas cooperativas que inicia com a elaboração do plano estratégico e de gestão das cooperativas e vai até o desenvolvimento de ações conjuntas como a implantação de uma gráfica e construção da Casa do Cooperativismo Piauiense. O plano passa por ações de intercooperação, intercâmbio com outros estados, formação continuada com elaboração de agenda de cursos, bolsas de mestrado, reinício de novos grupos de Cooperjovem e Jovemcoop, cursos de formação de jovens ccooperativistas e ações sociais e de comunicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES