mais

Coordenador artístico do Teatro do Boi morre ao sofrer infarto em Teresina

Wilson Costa trabalhou por mais de uma década como coordenador artístico do Teatro do Boi, coordenando diversas oficinas de arte para o público em geral. Uma vida dedicada à cultura piauiense.


Morreu na tarde desta quinta-feira (21), o ator, figurinista e professor de teatro Wilson Costa, aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante em sua residência, no bairro Mafuá, zona Norte de Teresina. Wilson trabalhou por mais de uma década como coordenador artístico do Teatro do Boi, coordenando diversas oficinas de arte para o público em geral. Uma vida dedicada à cultura piauiense. 

Ao Meionorte.com, Fábio Costa, o Leleco, amigo pessoal de Wilson Costa, lamentou a repentina morte do artista. Fábio relembrou os trabalhos desenvolvidos ao lado de Wilson, que atuou como aderecista, figurinista e diretor cênico do espetáculo “Passeata das marmotas”, produzido pela Projett e a Rede Meio Norte. 

Coordenador artístico do Teatro do Boi morre após sofrer infarto em Teresina (Foto: Reprodução/ Internet)Coordenador artístico do Teatro do Boi morre após sofrer infarto em Teresina (Foto: Reprodução/ Internet)

“A arte cênica piauiense está de luto. Perdemos um dos grandes artistas do teatro, que é Wilson Costa, meu grande amigo de grandes trabalhos. Ao lado dele e de Lari Sales, fazíamos a companhia de Dramas e Comédias desde a década de 80. Vários trabalhos juntos. Wilson era um ser humano incrível, uma pessoa muito sensível, que tinha um grande humor. Uma pessoa muito criativa. Toda sua vida ele dedicou a cultura. Por muitos anos funcionário da Fundação Monsenhor Chaves e no Tetro do Boi, onde trabalhava com crianças, adolescentes, artistas profissionais do teatro. Fazia cenários, figurinos e adereços”, destacou. 

Em nota, a Fundação Monsenhor Chaves lamentou o falecimento de Wilson Costa. “Nossa homenagem a esse amigo que muito contribuiu com a cultura de Teresina. Wilsinho era servidor efetivo lotado no Teatro do Boi”, publicou em suas redes sociais. 

Coordenador artístico do Teatro do Boi morre após sofrer infarto em Teresina (Foto: Redes Sociais)Coordenador artístico do Teatro do Boi morre após sofrer infarto em Teresina (Foto: Redes Sociais)

Além da FMC, diversos artistas do teatro piauiense se manifestaram lamentando a morte de Wilson Costa. “A cultura, a arte, e o teatro do Piauí perdem um ilustre representante da história, principalmente do capítulo dos anos 70 até hoje. Wilsinho era sim um herói da resistência, dedicou sua vida aos palcos, aos bastidores, ao ofício dos adereços, figurinos do teatro. Aplausos para nosso amigo, nosso colega de palco e de vida!”, escreveu o ator e diretor de teatro Moisés Chaves.

 O Grupo de Teatro da Universidade Estadual do Piauí também lamentou a morte do figurinista. “O Grupo de Teatro da Uespi lamenta com súbito pesar o falecimento do ator, aderecista, figurinista e professor Wilson Costa. Nossas condolências à família, amigos e colegas do Teatro do Boi. Agradecemos a contribuição valorosa de seu trabalho dedicado ao teatro piauiense”, diz a nota de pesar. 

Coordenador artístico do Teatro do Boi morre após sofrer infarto em Teresina (Foto: Reprodução)Coordenador artístico do Teatro do Boi morre após sofrer infarto em Teresina (Foto: Reprodução)

O secretário de cultura do Piauí, deputado estadual Fábio Novo, também se manifestou através das redes sociais e lamentou a morte do artista: "De repente, sem que nem mais o coração do Wilsinho parou de bater na tarde de hoje! Perdemos um grande ator, artista plástico formado pela UFPI, figurinista, referência em adereços no Piauí e uma pessoa doce! Por tantos dons, Wilson Costa se destacou ao lado de três outros gigantes das artes, Lari Sales, Lorena Campelo e Fábio Costa na Companhia de Dramas e Comédias e ainda no espetáculo "Soy Loco por Ti" de Aci Campelo com Direção de Arimatan Martins. Funcionário efetivo da Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Wilsinho foi Diretor do Teatro do Boi e uma vida dedicada a arte. Paz e luz no outro plano! A cultura piauiense está de luto! Um abraço e meus sentimentos aos seus familiares", escreveu.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail