Coordenador da Lava Jato na PGR deixa cargo após divergências com Aras

Ele estava no cargo desde outubro do ano passado, indicado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

| Gil Ferreira/Agência CNJ
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O coordenador do grupo de trabalho da operação Lava Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR), José Adonis Callou de Araújo Sá, pediu nesta quinta-feira (23) dispensa da função. Ele estava no cargo desde outubro do ano passado, indicado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Procurado, Sá não quis se manifestar sobre o motivo da saída. Mais tarde, Augusto Aras anunciou a subprocuradora-geral da República Lenora Maria Araújo como nova coordenadora do grupo.

Interlocutores de José Adonis afirmaram à TV Globo que o procurador vinha tendo divergências de posição com Augusto Aras, mas negaram que esse tenha sido o motivo da saída.

Segundo eles, o coordenador decidiu deixar a força-tarefa para que Aras faça ajustes na equipe da maneira que julgar necessário.

O coordenador da Lava Jato na PGR tem como função coordenar coleta de depoimentos, de provas, coordenar audiências, requisitar informações, e participar de negociações sobre acordos de delação premiada.

Adonis é subprocurador-geral da República e voltará a atuar em processos de tribunais superiores. Em parecer enviado ao Supremo no mês passado, ele defendeu a atuação do ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, nos processos que correm contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná.

Gil Ferreira/Agência CNJ 

Com as mudanças, além de Lindora Maria Araújo, o grupo passa a ser composto pelos procuradores:

-Alessandro José Fernandes de Oliveira;

-Hebert Reis Mesquita;

-Leonardo Sampaio de Almeida;

-Luana Vargas Macedo;

-Maria Clara Barros Noleto;

-Victor Riccely Lins Santos;

-Raquel Branquinho;

-Vladimir Aras.

Outras divergências

Adonis Sá coordenava uma equipe com mais seis procuradores, que já atuavam no grupo da Lava Jato na gestão de Raquel Dodge.

No fim do mandato dela à frente da PGR, o grupo pediu demissão coletiva da função apontando “grave incompatibilidade de entendimento dos membros desta equipe com a manifestação enviada pela PGR ao STF". A manifestação citada envolvia pedidos de arquivamento sobre citações na delação do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS.

Nota da PGR

Em nota, a PGR afirmou que Aras decidiu "reforçar a equipe", mas não esclareceu o motivo da saída de Adonis Sá. Ainda segundo a Procuradoria, o fato de todos os integrantes permanecerem "demonstra coesão do grupo e garante a continuidade dos trabalhos planejados e executados nos últimos quatro meses". Leia a íntegra da nota:

A subprocuradora-geral da República Lindora Maria Araújo será nova coordenadora do Grupo de Trabalho da Lava Jato na Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Além da nova coordenadora, o procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu reforçar a equipe com a designação de dois novos integrantes. Os procuradores regionais da República Raquel Branquinho e Vladimir Aras passam a integrar a equipe. As portarias com a nova composição GT já foram assinadas e serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Lindora Araujo, que já integra a atual equipe da gestão da PGR como secretária da Função Penal Originária no Superior Tribunal de Justiça, substituirá o também subprocurador-geral José Adonis Callou de Araújo que pediu desligamento da função nesta quinta-feira (23). Ela vai conciliar as duas funções. Todos os demais integrantes do GT permanecem na equipe, o que demonstra coesão do grupo e garante a continuidade dos trabalhos planejados e executados nos últimos quatro meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES