Inusitado! Coral da USP surpreende calouros e canta “Beijinho no Ombro”, de Valesca Popozuda

Música de Valesca Popozuda foi apresentada na Faculdade de Direito.

Avalie a matéria:
Coral da USP surpreende calouros e canta "Beijinho no Ombro" | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A apresentação do CoralUSP XI de Agosto realizada na Semana de Recepção aos Calouros 2014 da Faculdade de Direito da USP surpreendeu os presentes na última quinta-feira (21). No lugar das músicas eruditas normalmente esperadas, o coral cantou a música ?Beijinho no ombro?, de Valesca Popozuda acompanhado pela Baisf (Bateria de Agravo de Instrumento da São Francisco).

O evento aconteceu no Salão Nobre da faculdade, no Largo São Francisco

O coral costuma incluir músicas diferentes em seu repertório. Este ano, por exemplo, o tema é o rock. Mas a apresentação de um funk era inédita ? eles já haviam cantado um rap, "Negro Drama", dos Racionais MC. ?Foi uma grande curtição?, disse o maestro Eduardo Fernandes, regente do coral desde 1986. ?As meninas se divertiram dançando, os roqueiros mais xiitas torceram o nariz para o funk, mas cantaram, e acho que a plateia se divertiu, em um momento de grande importância e felicidade para ele, que é o da entrada na faculdade, um verdadeiro rito de passagem.?

A repercussão da apresentação chegou até à cantora original, Valesca Popozuda, que publicou em seu Twitter o link para o vídeo do coral e elogiou a apresentação.

?Confesso que estou um pouco surpreso com a repercussão desta apresentação, não tinha ideia disto. Estamos dentro da Universidade de São Paulo, um espaço democrático por excelência e de livre circulação de ideias. Além disso, o CoralUSP sempre fez da união entre popular e o erudito uma de suas principais bandeiras?, afirmou o maestro, que disse não ter tido notícia de nenhuma reação negativa por parte da Universidade, nem ver motivos para isso.

O maestro confessou que não conhecia a música antes de o atual diretor da bateria da São Francisco fazer a sugestão. ?A nossa ideia foi fazer uma apresentação que mostrasse para os calouros a qualidade do trabalho do coro e uma certa irreverência, que é uma das características do grupo e também dos alunos da São Francisco?, explicou.

A colaboração entre o coral e a bateria tinha como ideia inicial ser feita em uma canção de rock ? que já estava incluído no repertório do coral. A sugestão de cantar um funk, entretanto, foi bem recebida. ?Um cantor do coro se dispôs a fazer o arranjo para dali a dois dias. Conversamos que seria legal ele fazer uma introdução com um caráter mais sóbrio, para que a surpresa fosse maior. Ele trouxe o arranjo sob o pseudônimo de Karen Invejosa, dentro do espírito irreverente que estava sendo proposto.?

Segundo o maestro, não está nos planos do coral expandir a apresentação de funks, mas ele reconhece que o ?Beijinho no Ombro? será esperado pelo público. ?Certamente se fizermos mais alguma apresentação com a bateria da São Francisco neste semestre existe a possibilidade de cantarmos. No entanto a plateia provavelmente já vai estar esperando, e é sempre bom não fazer o que a plateia espera. Caso contrário fica tudo muito previsível e sem graça.?

Assista Vídeo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES