Coreia do Sul aprova projeto de lei que proíbe venda de carne de cachorro

A legislação estabelece penalidades, incluindo até três anos de prisão ou multa de até 30 milhões de won coreanos (aproximadamente US$ 23 mil)

Coreia do Sul aprova projeto de lei que proíbe venda de carne de cachorro | Imagem de wirestock no Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Parlamento sul-coreano aprovou nesta terça-feira (9) uma lei que proíbe a criação e abate de cães para consumo, encerrando uma prática tradicional, porém controversa, de consumir carne de cachorro, que gerava debate no país há anos. O projeto de lei recebeu apoio bipartidário, destacando a transformação nas atitudes em relação ao consumo de carne de cachorro ao longo das últimas décadas durante a rápida industrialização do país.

A nova lei proibirá a distribuição e venda de alimentos elaborados com ingredientes caninos. Consumidores que consomem carne de cão não serão punidos, focando principalmente naqueles envolvidos na indústria, como criadores e vendedores de cães. 

A legislação estabelece penalidades, incluindo até três anos de prisão ou multa de até 30 milhões de won coreanos (aproximadamente US$ 23 mil) para quem abater um cachorro para consumo. Criadores, compradores e vendedores também enfrentarão penalidades.

Proprietários de fazendas, restaurantes e outros envolvidos terão três anos para fechar ou mudar de negócio, com apoio governamental na transição. O projeto segue para aprovação final do presidente Yoon Suk Yeol, sendo proposto tanto pelo partido no poder quanto pelo principal partido da oposição, contando com o apoio da primeira-dama Kim Keon Hee.

Assim como partes do Vietnã e do sul da China, a Coreia do Sul historicamente consumia carne de cachorro, mas a prática tem sido criticada, especialmente por ativistas de direitos dos animais. O número de sul-coreanos que consomem carne de cachorro tem diminuído, refletindo mudanças nas tendências sociais e culturais.

No entanto, o projeto também enfrentou significativa resistência por parte de criadores de cães e empresários, que argumentam que a proibição terá um impacto devastador em seus meios de subsistência e tradições. Em novembro, dezenas de criadores e donos de empresas ligadas à criação de cães se reuniram em frente ao gabinete presidencial em Seul para protestar contra a proposta de lei. Muitos deles levaram seus cães em gaiolas, pretendendo libertá-los no local, de acordo com informações da Reuters. Confrontos ocorreram entre os agricultores e as forças policiais presentes, resultando em detenções de alguns manifestantes.

(Com informações de Jessie Yeung, Gawon Bae, Yoonjung Seo e Marc Stewart - CNN) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES