Corpo de Bombeiros intensifica ações para combate às queimadas no Piauí

Desde o início do ano até esta quarta-feira (24), já foram registrados 2.067 focos de incêndios no estado.

Corpo de Bombeiros | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí ocupa a décima posição entre os estados do Brasil com maior número de queimadas, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)Desde o início do ano até esta quarta-feira (24), já foram registrados 2.067 focos de incêndios no estado. Só nas últimas 24 horas foram 24 focos. Como a chegada do período mais quente do ano, em que se registram altas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos fortes, condições propícias à ocorrência de incêndios, principalmente em matas, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí intensificou as ações de prevenção e combate às queimadas por meio da Operação Guardiões do Bioma.

A ação consiste no envio de guarnições da corporação para o combate a incêndios florestais e para realização de ações educativas e de prevenção como palestras e orientações a produtores rurais de como fazer o aceiro e diminuir os riscos de propagação de pequenas queimadas para que não se tornem grandes incêndios florestais.

Ações para combate a incêndio (Divulgação)Segundo a tenente Pryscila Garcia, com o fim do mês de agosto e proximidade dos meses mais quentes do ano, que são setembro, outubro, novembro e dezembro, período conhecido no Piauí como B-R-O-Bró, há fatores climáticos que propiciam um aumento no número de queimadas e incêndios florestais e também há a necessidade dos Bombeiros estarem presentes nos municípios com intensificação das ações.

“O Corpo de Bombeiros atua em parceria com os municípios com a formação das brigadas, na capacitação dos brigadistas. É importante cada município ter a sua brigada para atuar no início do foco de incêndio para que este não se alastre e se torne de grande proporção. Basta o município entrar em contato conosco que deslocamos uma equipe para a formação da equipe de brigadistas do município. E o cidadão pode ligar para o número 193”, explica a militar.

Pryscila Garcia passa uma orientação aos produtores rurais que evitem fazer queimadas, já que, segundo ela, se for extremamente necessário, evitar fazer a queimada nas horas mais quentes do dia. “Importante também lembrar de fazer os aceiros e deixar os terrenos limpos, para que não haja material propício à propagação do fogo. Evitar que tenha essas queimadas, porque polui e destrói o bioma. Por isso o nome da operação, para que evitando o fogo possamos proteger a natureza”, completa a tenente.

O tenente-coronel Egídio Leite, porta-voz do Corpo de Bombeiros, esclarece a questão de que nem todo foco de incêndio percebido pelo Inpe necessariamente é combatido pela corporação, já que, segundo ele, a ocorrência só entra nos números dos Bombeiros quando eles são acionados.

Outra questão trazia pelo militar é que, como o período chuvoso deste ano foi mais duradouro, nasceu mais vegetação, que neste momento está seca. “Com isso, fica bastante propícia a ocorrência de incêndios, já que tem mais material como “combustível” para o fogo”, comenta.

Tecnologia

Uma das principais frentes de atuação do Corpo e Bombeiros no combate aos incêndios se dá com a utilização de novos equipamentos e da tecnologia, como drones.

Segundo o tenente-coronel Egídio Leite, isso permite otimizar o efetivo, melhorando o emprego do pessoal no enfrentamento às queimadas. Ele destaca ainda a implantação do 8º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) em São Raimundo Nonato, em operação desde março deste ano, que serve como apoio para atendimento das ocorrências em municípios mais ao sul do estado.

“Então, a experiência adquirida ao longo dos anos em que verificamos que tem o período chuvoso, quando podemos ter alagamentos, enchentes e inundações, e o período mais seco, em que tem um aumento dos incêndios, nos permite um melhor planejamento”, completa o porta-voz do Corpo de Bombeiros.

Unidades

Hoje, o Corpo de Bombeiros possui unidades em Teresina, Parnaíba, Piripiri, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato. Essas por sua vez atendem outros municípios do entorno de cada uma. O planejamento do Governo do Estado é instalar novas sedes nas cidades de Bom Jesus, Uruçuí, Piripiri, Oeiras, Corrente, Valença e Esperantina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES