Corregedoria lança Central de Registro Civil do Piauí

A CRC-PI será normatizada por meio de Provimento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí (CGJ-PI) lança nesta segunda-feira (21), a Central de Registro Civil do Piauí (CRC-PI). A CRC-PI possibilitará a interligação dos cartórios de registro civil de todo o Estado à Central Nacional do Registro Civil (CRC Nacional). O evento acontece no Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), seguido de treinamento dos responsáveis pelas serventias para o uso do sistema.

De acordo com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, a obrigatoriedade do uso da CRC-PI por todos os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais do Piauí permitirá a emissão de quaisquer certidões  originárias de outros estados interligados através de solicitações feita diretamente no balcão dos cartórios locais. "Na prática, essa interligação viabiliza a emissão, no Piauí, de segundas vias de certidões de qualquer estado. O mesmo acontecerá com alguém que esteja em outro estado e queira emitir a segunda via de uma certidão lavrada em um cartório do Piauí", explica o desembargador.

O corregedor também ressalta que a interligação dos cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais a órgãos do Poder Judiciário e da Administração Pública atende ao interesse público por possibilitar a racionalidade e a desburocratização da emissão de certidões diversas.

O evento contará com a presença ainda do presidente do TJ-PI, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, do delegado da Receita Federal no Piauí  e da juíza Celina Moura, titular da Vara de Registros Públicos da comarca de Teresinaæ.

A CRC-PI será normatizada por meio de Provimento a ser assinado pelo corregedor-geral da Justiça do Estado do Piauí durante a solenidade. A CGJ-PI é ainda responsável pela fiscalização e disponibilização do sistema informatizado às serventias conveniadas. No Piauí, mais de cem cartórios realizam atos de registro civil.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES