Correios iniciam nova greve nesta quinta-feira (30) no PI

Em protesto contra a privatização do plano de saúde oferecido pela empresa, os trabalhadores dos Correios iniciam uma greve por tempo indeterminado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os trabalhadores dos Correios iniciam, a partir de hoje (30), uma greve por tempo indeterminado, em todo o Piauí. A categoria segue decisão tomada em âmbito nacional, em Brasília, nos últimos dias 18 e 19. Os trabalhadores protestam contra a privatização do plano de saúde oferecido pela empresa.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Piauí, José Rodrigues, explica que há 25 anos o plano Correios Saúde é gerido pelo próprio Correios, mas agora essa gestão irá passar para uma empresa privada. Com isso, segundos ele, as formas de pagamento serão mudadas e passarão a onerar os trabalhadores da empresa.

?Antes, quem ganhava os menores salários pagava apenas 10% sobre o valor de consultas e exames, quando usava o plano de saúde. Quem tinha um salário intermediário pagava 15% e quem ganhava os maiores salários pagava 20%.

Com a mudança, nós ficaremos sem pagar nada pelo plano até o mês de julho, mas depois disso, pagaremos mensalmente por ele. O valor ainda não ficou claro, mas acreditamos que essa mudança deve ser equiparada à que aconteceu em outros órgãos federais?, reclamou.

O plano de saúde oferecido pelos Correios aos seus trabalhadores era apontado pela categoria como um dos melhores benefícios oferecidos a eles. A empresa privada deverá gerir o plano de mais de 120 mil funcionários no Brasil. Eles terão de arcar com despesas adicionais para manter a cobertura de seus dependentes (pais, idosos e filhos), além de pagar um percentual maior em cada procedimento médico.

Além disso, os trabalhadores reivindicam ainda mais segurança nas agências espalhadas por todo o Estado, com a contratação de vigilantes para todas as agências do Piauí. E ainda a implantação das portas giratórias, com detector de metais. ?Sabemos que isso não irá resolver nosso problema de insegurança, mas vai ajudar muito?, afirmou o vice-presidente do sindicato.

A greve que se inicia hoje não é apenas no Piauí, mas em todo o Brasil. A paralisação foi definida após deliberação na 37ª Plenária Nacional da FENTECT (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores da ECT), ocorrida em Brasília.

Agências já sofreram nove assaltos este mês

A falta de segurança nas agências dos Correios de todo o Piauí tem deixado apreensivos os funcionários da empresa.

Em 2013, o número de ocorrências desse tipo dobrou em relação ao ano anterior. E em 2014 a onda de assaltos continua. Só neste mês de janeiro já foram contabilizados nove assaltos.

A situação se agrava nas agências do interior do Estado, onde muitas delas não contam sequer com um vigilante.

?Essa onda de assaltos tem deixado os funcionários dos Correios apavorados. A situação daqueles que trabalham no interior do Piauí é ainda mais precária?, pontuou Wilson Gomes, do Sindicato dos Trabalhadores de Correios e Telégrafos do Piauí.

Os funcionários conseguiram junto à Justiça que a empresa equipasse as agências com porta giratória com detector de metal e colocasse vigilantes. Mas segundo membros do sindicato, muitas ainda não têm essa vigilância. Já as portas com detector de metal, eles garantem que nunca chegou a nenhuma agência do Piauí.

?Até agora não colocaram as portas e os vigilantes de muitas agências que já foram vítimas de assaltos, nem armados estão, pois os bandidos levaram suas armas e ninguém nunca repôs. E nós acreditamos que um vigilante desarmado não pode fazer muita coisa por nós?, disse o vice-presidente do sindicato, José Rodrigues.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES