Corrida Unimed Teresina 2018 acontece nesse sábado (27) em Teresina

É importante não perder os horários

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A jornalista Mayara Martins corre há dois anos. A convite de amigos, logo aceitou o desafio de participar de sua primeira corrida. “Eu tenho rinite. Então, logo ficava sem fôlego e não tinha condicionamento físico porque estava sedentária”, relembra. A jornalista, que não conseguia correr nem 100 metros, já alcançou a marca dos 12K. A experiência é incentiva pelo grupo de corrida que participa, o Oxente Run, por conta da motivação de superação vinda de cada membro do grupo.

Segundo ela, a prática da corrida ajudou a detectar um problema de saúde. “Foi a corrida que me motivou a fazer a cirurgia de desvio de septo, porque, quando corria, meu nariz entupia logo. Depois que fiz a cirurgia melhorei bastante”, enfatiza. Mayara diz que hoje controla melhor a alimentação e o sono, e lembra uma das primeiras vitórias como atleta amadora. “Lembro da minha alegria quando corri meu primeiro km sem parar, e de quando cheguei nos 5km”.

Correr traz vários benefícios à saúde, principalmente quando associados a mudança de hábitos. A coordenadora do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed Teresina, Nayra Dantas, destaca algumas recomendações importantes para quem quer ter a corrida como prática esportiva. A fisioterapeuta orienta o uso de roupa e tênis adequados, hidratação permanente antes, durante e após a atividade, e fazer uma refeição equilibrada antes da corrida. “Importante, ainda, respeitar seus limites e alongar a musculatura antes e depois da prova”, destaca.

A prática da corrida também inclui outros benefícios, como a redução de riscos de infarto, melhorias no nível de colesterol, aumento da capacidade cardiorrespiratória, interfere positivamente na qualidade do sono, além de aumentar o condicionamento físico e reduzir o estresse.

Corrida Unimed Teresina

Acontece neste sábado (27), a Corrida Unimed Teresina 2018. A Comissão Organizadora aguarda a participação de atletas amadores e profissionais nas modalidades 5k e 10k. A edição 2018 do evento traz um diferencial, pois conta com a modalidade 2K (caminhada), para quem quer iniciar e vivenciar os benefícios da prática esportiva.

Importante não perder os horários. Às 6h da manhã acontecerá o alongamento coletivo. Às 6h30 será dada a largada no estacionamento do Hospital Unimed Ilhotas. Por volta das 8h30 será a vez da entrega das premiações. Uma arena com atrações culturais, espaço kids, treinos funcionais, aulas de fitdance, e demais serviços dos parceiros, estará disponível até o fim do evento.

Orientações

A nutricionista da Unimed Teresina, Ana Vitória, diz que uma alimentação equilibrada é ponto fundamental para o auxílio no bom desempenho na prática de exercícios físicos, incluindo a corrida. “A alimentação adequada auxilia na redução da fadiga, boa realização dos treinos e no melhor rendimento e performance na hora de uma prova, além de melhorar a recuperação no pós exercício”, destaca.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O DIA ANTERIOR À PROVA

* Aumentar a ingestão de líquidos ao longo do dia: em torno de 3 litros de água.

* Aumentar a ingestão de carboidratos.

* Evitar o consumo de bebida alcoólica.

* Evitar alimentos integrais, folhas cruas, comida japonesa, alimentos fritos e gordurosos, alimentos que possam dificultar a digestão e produzir gases (brócolis/repolho/ couve-flor/ pimentão); qualquer alimento que possa acarretar contaminação ou desconforto gastrointestinal.

* Não comer nada que não está acostumado.

* Fracionar as refeições: de 6 a 8 refeições; não esquecer os lanches intermediários (bolo, salada de frutas, sanduíche, sucos de frutas…)

A alimentação antes, durante e depois deve estar de acordo com a quilometragem do percurso a ser realizado.

CORRIDA - 5 km

Antes:

- Evitar excesso de fibras e alimentos ricos em gorduras para não haver nenhum desconforto gástrico, pois é uma prova curta e de alta intensidade.

- Evite frutas laxativas (mamão, laranja, ameixa seca), leite, iogurtes e alimentos integrais para não acelerar o “trânsito intestinal” e precisar de uma “paradinha” durante a corrida.

- Comer alimentos de fácil digestão e ricos em carboidratos com um intervalo de no mínimo 60 a 90 minutos antes da prova, o que é fundamental para garantir a energia durante todo o percurso.

Durante:

- Por ser uma distância menor, não há a necessidade de ingerir nenhum alimento durante a prova, exceto água.

Após:

- Consumir carboidratos para repor o gasto energético. Boas pedidas são frutas, sucos, bebidas à base de carboidratos, pães e massas.

 

CORRIDA - 10 km

 

Antes:

- Intensifique cuidados com alimentação desde o dia anterior à prova.

- Faça uma refeição noturna rica em carboidratos, o que ajudará a aumentar os estoques de glicogênio muscular.

- Na refeição que antecede a prova (90 minutos antes) não exagere nas fibras nem nas proteínas de difícil digestão como leite, queijos e iogurtes, por exemplo.

Durante:

- O corpo conta com um estoque de carboidrato que dura, aproximadamente, 60 minutos de atividade física. Por isso, é preciso repor o estoque, para que você mantenha o rendimento, evite a fadiga e a perda de glicogênio (fonte de energia) muscular.

- No meio da prova, ou a cada 45 minutos, ingerir um carboidrato de rápida absorção e de fácil digestão (para manter a energia e evitar a fadiga muscular). Costuma ser utilizado o gel de carboidrato, que contêm cerca de 20g de carboidratos de rápida absorção (deve ser recomendado por um nutricionista).

- Alternativas naturais para repor o seu combustível: uva passas, banana desidratada, mel, caldo de cana, suco de laranja, água de coco (utilizada como isotônico natural). A hidratação também é importante ao longo da prova.

Após:

- Importante fazer a reposição de carboidrato (massas, pães, arroz, batatas, etc.), novamente apostando em frutas, sucos, bebidas à base de carboidrato e água de coco. Isso pode ser associado a uma fonte proteica: sanduíche com queijo branco, atum ou frango.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES