mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Corrida Unimed Teresina 2018 acontece nesse sábado (27) em Teresina

É importante não perder os horários

A jornalista Mayara Martins corre há dois anos. A convite de amigos, logo aceitou o desafio de participar de sua primeira corrida. “Eu tenho rinite. Então, logo ficava sem fôlego e não tinha condicionamento físico porque estava sedentária”, relembra. A jornalista, que não conseguia correr nem 100 metros, já alcançou a marca dos 12K. A experiência é incentiva pelo grupo de corrida que participa, o Oxente Run, por conta da motivação de superação vinda de cada membro do grupo.

Segundo ela, a prática da corrida ajudou a detectar um problema de saúde. “Foi a corrida que me motivou a fazer a cirurgia de desvio de septo, porque, quando corria, meu nariz entupia logo. Depois que fiz a cirurgia melhorei bastante”, enfatiza. Mayara diz que hoje controla melhor a alimentação e o sono, e lembra uma das primeiras vitórias como atleta amadora. “Lembro da minha alegria quando corri meu primeiro km sem parar, e de quando cheguei nos 5km”.

Correr traz vários benefícios à saúde, principalmente quando associados a mudança de hábitos. A coordenadora do Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed Teresina, Nayra Dantas, destaca algumas recomendações importantes para quem quer ter a corrida como prática esportiva. A fisioterapeuta orienta o uso de roupa e tênis adequados, hidratação permanente antes, durante e após a atividade, e fazer uma refeição equilibrada antes da corrida. “Importante, ainda, respeitar seus limites e alongar a musculatura antes e depois da prova”, destaca.

A prática da corrida também inclui outros benefícios, como a redução de riscos de infarto, melhorias no nível de colesterol, aumento da capacidade cardiorrespiratória, interfere positivamente na qualidade do sono, além de aumentar o condicionamento físico e reduzir o estresse.

\"\"


Corrida Unimed Teresina

Acontece neste sábado (27), a Corrida Unimed Teresina 2018. A Comissão Organizadora aguarda a participação de atletas amadores e profissionais nas modalidades 5k e 10k. A edição 2018 do evento traz um diferencial, pois conta com a modalidade 2K (caminhada), para quem quer iniciar e vivenciar os benefícios da prática esportiva.

Importante não perder os horários. Às 6h da manhã acontecerá o alongamento coletivo. Às 6h30 será dada a largada no estacionamento do Hospital Unimed Ilhotas. Por volta das 8h30 será a vez da entrega das premiações. Uma arena com atrações culturais, espaço kids, treinos funcionais, aulas de fitdance, e demais serviços dos parceiros, estará disponível até o fim do evento.

Orientações

A nutricionista da Unimed Teresina, Ana Vitória, diz que uma alimentação equilibrada é ponto fundamental para o auxílio no bom desempenho na prática de exercícios físicos, incluindo a corrida. “A alimentação adequada auxilia na redução da fadiga, boa realização dos treinos e no melhor rendimento e performance na hora de uma prova, além de melhorar a recuperação no pós exercício”, destaca.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O DIA ANTERIOR À PROVA

* Aumentar a ingestão de líquidos ao longo do dia: em torno de 3 litros de água.

* Aumentar a ingestão de carboidratos.

* Evitar o consumo de bebida alcoólica.

* Evitar alimentos integrais, folhas cruas, comida japonesa, alimentos fritos e gordurosos, alimentos que possam dificultar a digestão e produzir gases (brócolis/repolho/ couve-flor/ pimentão); qualquer alimento que possa acarretar contaminação ou desconforto gastrointestinal.

* Não comer nada que não está acostumado.

* Fracionar as refeições: de 6 a 8 refeições; não esquecer os lanches intermediários (bolo, salada de frutas, sanduíche, sucos de frutas…)

A alimentação antes, durante e depois deve estar de acordo com a quilometragem do percurso a ser realizado.

CORRIDA - 5 km

Antes:

- Evitar excesso de fibras e alimentos ricos em gorduras para não haver nenhum desconforto gástrico, pois é uma prova curta e de alta intensidade.

- Evite frutas laxativas (mamão, laranja, ameixa seca), leite, iogurtes e alimentos integrais para não acelerar o “trânsito intestinal” e precisar de uma “paradinha” durante a corrida.

- Comer alimentos de fácil digestão e ricos em carboidratos com um intervalo de no mínimo 60 a 90 minutos antes da prova, o que é fundamental para garantir a energia durante todo o percurso.

Durante:

- Por ser uma distância menor, não há a necessidade de ingerir nenhum alimento durante a prova, exceto água.

Após:

- Consumir carboidratos para repor o gasto energético. Boas pedidas são frutas, sucos, bebidas à base de carboidratos, pães e massas.

 

CORRIDA - 10 km

 

Antes:

- Intensifique cuidados com alimentação desde o dia anterior à prova.

- Faça uma refeição noturna rica em carboidratos, o que ajudará a aumentar os estoques de glicogênio muscular.

- Na refeição que antecede a prova (90 minutos antes) não exagere nas fibras nem nas proteínas de difícil digestão como leite, queijos e iogurtes, por exemplo.

Durante:

- O corpo conta com um estoque de carboidrato que dura, aproximadamente, 60 minutos de atividade física. Por isso, é preciso repor o estoque, para que você mantenha o rendimento, evite a fadiga e a perda de glicogênio (fonte de energia) muscular.

- No meio da prova, ou a cada 45 minutos, ingerir um carboidrato de rápida absorção e de fácil digestão (para manter a energia e evitar a fadiga muscular). Costuma ser utilizado o gel de carboidrato, que contêm cerca de 20g de carboidratos de rápida absorção (deve ser recomendado por um nutricionista).

- Alternativas naturais para repor o seu combustível: uva passas, banana desidratada, mel, caldo de cana, suco de laranja, água de coco (utilizada como isotônico natural). A hidratação também é importante ao longo da prova.

Após:

- Importante fazer a reposição de carboidrato (massas, pães, arroz, batatas, etc.), novamente apostando em frutas, sucos, bebidas à base de carboidrato e água de coco. Isso pode ser associado a uma fonte proteica: sanduíche com queijo branco, atum ou frango.

\"\"


Tópicos

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail