mais

Wellington Dias prevê 70% da população vacinada até maio no Piauí

Wellington Dias indica que a imunização é possível caso os institutos trabalhem com capacidade máxima, na primeira etapa, o Piauí deve receber 700 mil doses.

Em entrevista exclusiva ao 'Agora' nesta terça-feira (22), o governador Wellington Dias (PT) confirmou a projeção de que a vacinação seja iniciada no final de janeiro no Piauí, além disso, prospectou a capacidade de imunizar 70% da população até maio, caso haja uma articulação forte da União junto ao Butantan, Fiocruz, União Química e em acordos internacionais. Para ele, a partir de fevereiro, o Brasil tem condições de produzir 80 milhões de doses por mês. 

"Agora pela manhã tivemos uma agenda da equipe do Ministério da Saúde com os secretários de Saúde, temos um Conselho que está no grupo estratégico para a vacinação, a notícia boa é a confirmação em que 21 de janeiro haverá uma remessa que sai de Guarulhos da Astrazeneca, e aqui já trabalhamos toda a equipe para que possamos ter por aeronave nos lugares mais distantes e a partir daí toda uuma estrutura de transportes para a vacinação. Esse ponto, pode ser logo em seguida, há todo um trabalho de reconhecimento e vacinação, com a aprovação agora da União Europeia da Astrazeneca é possível a Anvisa ter um rito mais acelerado, é possível ter em até 72 horas após  a aquisição se garantir, está bem adiantado paralelo a isso o acordo com o Butantan e a União Química, que produz a Sputiik. Se temos a Fiocruz com a capacidade de até 30 milhões de doses, o Butantan na mesma data 20/21 terá disponível 10 milhões de doses e a União Química entregaria cerca de 6 milhões, em fevereiro a União Química sobe para 20 milhões, e a Fiocruz e o Butantan 30 milhões, então o Brasil tem condições de 80 milhões mês", disse. 


Com a estrutura que o país possui, o governador piauiense julgou ser 'impensável' que a vacinação não se inicie no próximo mês. "O governador Dória colocou em 25 de janeiro, é impensável que toda a estrutura que o Brasil tem, não teremos vacinação após o dia 21. Entre o dia 21 e o dia 30 teremos vacina", comentou. 

O líder piauiense ainda lamentou o movimento antivacina, sinalizando que irá se vacinar, assim como todos os membros da sua família. "Primeiro quero lamentar que tenhamos um conjunto de fakes, de situações absurdas, estamos falando de uma longa história de vacinação, o Brasil desde a variola, H1N1, varíola, e todos os anos milhões são vacinados e com bons resultados, estamos falando de cientistas, pessoas com muita responsabilidade, agências reguladoras do país inteiro, estamos falando de um risco de vida, é a preocupação com o outro, estamos falando disso, o que vai acontecer: estamos numa perspectiva do coronavírus continuar entre nós, e é a imunização que permite as atividades voltarem a funcionar, para a proteção dos outros precisa de imunização. Eu vou me vacinar na data que for marcada, todas as pessoas da minha familia vão se vacinar, estamos recebendo no dia 21, 196 mil vacinas, devemos receber 700 mil doses na primeira fase, vamos vacinar pessoas que trabalhar na UTI, leitos clínicos, assim como o pessoal que vai trabalhar na vacinação,e as pessoas com comorbidades, acima de 75 anos, haverá vacina para todos gratuita".

Foto - Portal Meio NorteFoto - Portal Meio Norte

 

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail