Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Covid-19: Governo do Piauí amplia medidas restritivas até 30 de abril

Aulas, comércio devem continuar suspensos e controle nas divisas será intensificado.

Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

O governador do Piauí, Wellington Dias, esteve em reunião por meio de videoconferência, na manhã desta segunda-feira (30), com o Comitê de Organização Emergência (COE), composto pela equipe técnica do governo, representantes de instituições como o Ministério Público, Tribunal de Justiça, prefeitos e secretários estaduais. O momento definiu novas medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus no Estado. 

Boa parte do último decreto emitido pelo Governo do Piauí permaneceu, no entanto, com medidas ainda mais ampliadas para evitar o colapso do sistema e a propagação do vírus pelo Estado. Segundo Wellington Dias, em transmissão ao vivo em sua conta oficial no Instagram, as medidas restritivas e de isolamento social permanecem até o dia 30 de abril para todo o Piauí.  “As regras continuam e peço a colaboração de todos para que possamos evitar o colapso no nosso sistema de saúde. Nas igrejas, shoppings, bares, comércios, restaurantes e afins, as medidas estão mantidas”, disse o governador. 

Assista!

Veja também

ver mais de "Coronavírus"

Em seu pronunciamento, o governador do Estado esclareceu que as restrições foram ampliadas para três áreas: educação, divisas e saúde. Na educação, as aulas estão suspensas por tempo indeterminado para todo o Piauí, sendo na rede municipal, estadual, federal e privada, que também aderiu. Essas instituições podem optar pelo ensino a distância. No quesito estradas, de acordo com o líder do Poder Executivo, as medidas foram reforçadas, sendo por estrada, em pontes, rodovias e etc. “As pessoas que entrarem de automóvel ou de qualquer meio de transporte nas divisas do Piauí, precisará cumprir uma quarentena de até sete dias. Entrou, cumprirá a quarentena”, explica. 

Wellington Dias informou que dialogou com o governador do Estado do Ceará, Camilo Filho (PT), assim como demais governos que fazem divisa com o Piauí, para reforçar essas medidas.  “Está de passagem? as regras são claras: usar máscara e afins. Se for ficar, entra na quarentena. Por que sete dias? a ciência mostra que em até sete dias o vírus apresenta os sintomas. Se não apresentar, ele já passou do período da transição e, se apresentar, vamos cuidar na rede de saúde”, reitera. 

Confira o decreto na íntegra

Em relação às medidas sobre a entrega de alimentos, o governador decidiu por manter as atividades do setor. “Sobre o delivery, sim, está autorizado a fazer o trabalho normalmente como estava, adotando medidas protetivas.  São vários os setores que poderam trabalhar nesse período.”, afirma. “Abrimos os restaurantes por onde passam os caminheiros, onde ali é possível ter a pronto entrega”, completa. 

O Comitê de Organização Emergência (COE) se reunirá semanalmente para definir os próximos passos a serem tomados durante o período de isolamento social. 

Reunião do COE  desta segunda-feira (30)(Reprodução/ Instagram)

 


Serviços essenciais

No novo decreto, todos os serviços essenciais para o momento seguem mantidos, como os da saúde, segurança, farmácias, supermercados, bancos, casas lotéricas e microcréditos. “Todas essas áreas estão abertas. Outros setores, como abastecimento, produção agrícola, animal, aves, todas essas áreas de produção prosseguem. A indústria também prossegue para evitar desabastecimento. Se sua atividade não está sendo colocado, estamos lidando com o Governo Federal para termos a  compensação, que está sendo  tratada com o congresso nacional”, informa.

Sobre possíveis lotações em bancos e casas lotéricas, o governador exemplificou a redução das atividades presenciais, para evitar aglomerações nesses locais.  “Pagamentos de aposentados rurais, está sendo vista através de cartão de crédito, onde ele pode usar normalmente, fazendo por exemplo, suas compras, oferecendo proteção para os bancários e clientes. As pessoas que trabalham em casa lotéricas, as que têm contato com dinheiro, ficar sempre lavado as mãos, usando luvas, álcool em gel, evitando assim, possíveis contaminações”, fala.

Uma outra dúvida entre os piauienses era sobre a possível prorrogação do prazo do IPVA. Segundo ele, o pagamento será adiado por 90 dias, com as condições e descontos mantidos até o início do mês de maio. 

Durante a live, Wellington Dias reafirmou que está dialogando com outros prefeitos, independente das questões partidárias. “É uma responsabilidade de todos nós, e não de lados. Temos algo em comum, um inimigo em comum, o coronavírus. Peço a colaboração desses prefeitos na fiscalização da cidade, sendo em estabelecimentos e afins, para evitar aglomerações”, disse. 

Ascom

Sobre a fiscalização dos estabelecimentos, o governante citou a operação integrada que está acontecendo no Piauí, tendo a possibilidade até da atuação do exército.O governador Wellington Dias se reuniu, na última quinta-feira (26), com representantes da instituição, além do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, para discutir o trabalho integrado que será feito no Piauí.  “Foi uma importante reunião com a equipe do Exército Brasileiro. Além de todas as equipes que já temos, atuando contra o coronavírus, vamos contar com esse reforço especial, que tínhamos solicitado, do Exército Brasileiro, nos aeroportos de Teresina e Parnaíba. Eles também irão nos apoiar, com a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), integrada com as equipes de saúde municipal, estadual, Vigilância Sanitária e coordenada pela nossa Comissão Organizadora Emergencial do Piauí”, detalhou Wellington.

Ampliação de UTIs no interior

Cerca de 11 municípios do Piauí estão com UTIs disponíveis no setor público e privado de saúde. Porém, o governador disse que há a necessidade de ampliar esses serviços essenciais para mais cidades, como as do Sul do Estado, Centro e Norte, com mais salas de estabilização.   A telemedicina será um apoio importante para esses profissionais do interior. “Os médicos com mais de 60 anos da capital poderão auxiliar outros colegas e pacientes com o recurso no interior”, esclarece. 

Entrega de EPIs e Hospital de Campanha

“O Piauí tomou a iniciativa de não esperar pelo governo federal, que está contando a conta gota. Não se trata de política, mas sim de uma realidade. Todos estamos cobrando. O Piauí foi na frente adquirindo esses materiais. Entramos em acordo com os governadores do nordeste para mais 80 respiradores para o Estado.  Temos condições de dizer, que para os próximos 30 dias, na nossa realidade, temos Epis suficientes”, reafirma. 

Na live, Wellington Dias citou uma série de medidas adotadas na saúde, dentre elas, os hospitais de campanha. O exemplo citado foi o Ginásio Verdão, que segundo o governador, em 10 dias, será uma base importante para o enfrentamento do Covid-19, com salas de estabilização e de reserva técnica, caso haja necessidade.

Merenda escolar

Um ponto importante que foi citado durante o pronunciamento do novo decreto, foi em relação à merenda escolar. “Em cada uma das nossas escolas, temos uma receita para merenda ou refeição. Estamos transformando em Tickets alimentação Vamos repassar para 77 mil famílias no Piauí, o.maior programa social em apoio às famílias. Devo dizer que essa medida já está acertada com a empresa responsável para trabalhar nisso”, avisa. 

Ascom

Prefeitos testam negativo ao coronavírus

Em primeira mão, Dias ainda informou que os exames dos prefeitos  Junior Percy (PTB), de Buriti dos Lopes, “Caburé” (PT), Ricardo Martins Sales (PSD), de Murici dos Portelas, testaram negativo ao coronavírus. Os políticos tiveram contato com o prefeito de São José do Divino, o primeiro óbito no Estado. 

O decreto tem uma atenção especial na proteção às pessoas com mais de 60 anos, que devem evitar aglomerações. “Vamos evitar ao máximo que os idosos saiam de casa. Dos 16 casos de Covid-19 no Piauí, apenas dois têm abaixo de 60 anos de idade. Por isso, se for necessário, no futuro, tiver que ir pelo caminho de aplicação de multas, iremos, por enquanto não está no decreto”, afirmou Wellington Dias.

O líder do poder executivo terminou seu posicionamento falando sobre as novas medidas e do resultado alcançado até o momento no Piauí, que em sua visão, é positivo, dentro da realidade do país. “Essa medida de ficar em casa é essencial. Estamos lidando com a vida. Quando tivermos segurança, vamos ver outras medidas. É  prioridade da vida que o Piauí atua até agora. Não adianta vir com pressão. Estamos juntos, os três poderes do estados com o apoio do setor empresarial, acadêmico, saúde e todas com um só objetivo. Vamos reduzir danos, possamos controlar no máximo. Não queremos perder vidas. Vamos salvar vidas, fiquem em casa”, finaliza. 




Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar