Covid-19: Ministério da Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos

A pasta ressaltou que o antiviral está à disposição na rede pública para o tratamento da infecção por COVID-19 em idosos com 65 anos ou mais

Covid-19: Ministério da Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a detecção de duas variantes do vírus da COVID-19 no território nacional, o Ministério da Saúde agora orienta a administração de uma dose adicional da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais, bem como para aqueles imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham completado a última aplicação da vacina há mais de seis meses. 

“Seguimos atentos ao cenário epidemiológico da covid-19. Com a identificação de duas novas sublinhagens no país, a JN.1 e JG.3, decidimos antecipar para grupos prioritários uma nova dose da vacina bivalente. A vacinação é essencial para nossa proteção”, twitou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.  

“Sempre trabalhamos para que estejam disponíveis as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Em especial para pessoas em grupos de risco ou com sintomas gripais, recomenda-se maior proteção, como o uso de máscara em locais fechados e evitar aglomerações.” 

Covid-19: Ministério da Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos - Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

ANTIVIRAL

A pasta ressaltou que o antiviral nirmatrelvir/ritonavir está à disposição na rede pública para o tratamento da infecção por COVID-19 em idosos com 65 anos ou mais e indivíduos imunossuprimidos com 18 anos ou mais. O medicamento deve ser iniciado assim que os sintomas se manifestarem e for confirmado o resultado positivo no teste.

SUBVARIANTES

Conforme o ministério, a subvariante JN.1, inicialmente detectada no Ceará, vem ganhando proporção global e já corresponde a 3,2% dos registros em todo o mundo. Já a sublinhagem JG.3, também identificada no Ceará, está sendo monitorada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiás.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES