Covid-19: Pesquisa estima que Teresina tem 12.492 pessoas infectadas

Firmino Filho apresenta os dados da terceira rodada da pesquisa de investigação sorológica

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Firmino Filho apresenta, através de vídeoconferência nesta terça-feira (5), os dados da terceira rodada da pesquisa de investigação sorológica em Teresina no último fim de semana. Os números estimam que a capital tem 12.492 pessoas infectadas pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Segundo o levantamento, esses números crescem cerca de 60% por semana, em média.   De acordo com o prefeito, são dados que assustam. Firmino Filho voltou a alertar a respeito dos devidos cuidados da população.  “Em apenas um mês teremos aproximadamente em torno de 10% da nossa população já infectada. Precisamos ter muito cuidados com o  mês de maio. Se continuar assim teremos um mês de maio dramático”, disse no anúncio. 

"Os dados estimam que em Teresina há 12.492 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. A pesquisa revela, ainda, que, a cada semana, os casos aumentam em uma média 60%. Estamos   preocupado diante desses snúmeros e este mês de  maio deve ser dramático”, falou Firmino Filho.

"Na pesquisa anterior a estimativa era de 7.697 infectados.É um dado que deve ser bem refletido, nós fizemos quarentena precoce que, de fato, impediu o crescimento rápido do vírus, mas esse vírus não deixou de circular está crescendo cerca de 60%. Temos uma subnotificação profunda dos casos de coronavírus em Teresina e por isso a população vivencia uma falsa sensação de segurança. Se o percentual de crescimento continuar a ser de 60%, no próximo fim de semana a estimativa é que Teresina tenha 19.838 pessoas infectadas pelo coronavírus" falou Firmino Filho, na vídeoconferência.

Para ele, os números na nova pesquisa, feita pelo Instituto Somar, são assustadores. "Em um mês aproximadamente teremos em torno de 10% da nossa população infectada. Precisamos ter muito cuidados com o  mês de maio", acrescentou Firmino Filho.

O novo levantamento  do  Poder Executivo Municipal foi feito entre os dias 1º e 03 de maio pelo Instituto Opinar. Ao todo, 900 testes foram aplicados nas visitas aos domicílios.

A pesquisa ainda estima que a taxa de subnotificação ficou em 53 vezes, o que significa apontar que para cada caso confirmado em Teresina, existe outras 53 pessoas com o novo coronavírus. Outro dado interessante do levantamento dispõe sobre os sintomas que mais foram detectados: febre (46%), coriza (50%), dor na garganta (46%), falta de ar (27%), dor de cabeça (65%), dor no corpo (50%), dor nas juntas (38%).

Meio Norte

55 casos em apenas 1 dia

Teresina registrou nesta segunda- feira (04) 55 novos casos de COVID-19, totalizando 540 pessoas com a doença. Os dados são da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi), que revelam ainda que a capital do Piauí não registrou novos óbitos nas últimas 24 horas.

O aumento nos números preocupa os especialistas da FMS, pois revela a necessidade de um maior cuidado no que se refere ao isolamento social para evitar o contágio. O índice de isolamento social em Teresina vem oscilando nos últimos dias, tendo registrado percentuais abaixo de 50%, em alguns dias nas últimas semanas. No domingo (03), esse índice ficou em 55%, inferior ao que costuma ser registrado aos domingos, que geralmente apresenta percentuais acima de 60%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES