Covid-19: Três parlamentares da comitiva de Bolsonaro testam negativo

Todos viajaram no avião presidencial para os EUA ou participaram de eventos com o presidente. Bolsonaro e família não têm o vírus; teste do secretário de Comunicação deu positivo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Três dos quatro parlamentares que viajaram com o presidente da República Jair Bolsonaro para os Estados Unidos, há uma semana, divulgaram nesta sexta-feira (13) que testaram negativo para o novo coronavírus. As informações são do G1.

Os testes foram recomendados porque o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, está com o vírus. Wajngarten participou da comitiva e voltou ao Brasil no avião presidencial.

O secretário afirmou que já estava com sintomas de gripe no retorno, e voou "isolado" no fundo da aeronave. Wajngarten fez o teste em São Paulo, onde cumpre quarentena.

Alan Santos/ PR

Até a publicação desta reportagem, Fábio Wajngarten era o único membro da comitiva com infecção confirmada pelo coronavírus.

Participaram da comitiva:

  • o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) – teste negativo;
  • o deputado Daniel Freitas (PSL-SC) – teste negativo;
  • o senador Jorginho Mello (PL-SC) – teste negativo;
  • o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) – resultado ainda não divulgado.

Nesta sexta, o presidente Jair Bolsonaro também divulgou em rede social que o teste feito por ele deu negativo. A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, fez um anúncio similar e agradeceu pelas orações de apoiadores.

“Amigos, como previsto, meu exame para COVID-19 deu negativo”, publicou Jorginho Mello em uma rede social. “Acabo de pegar o resultado dos exames e deu NEGATIVO para o Covid-19. Agradeço de coração a todos que pensaram positivo por mim”, postou Daniel Freitas.

Na última postagem feita em rede social, Nelsinho Trad afirmou que não tinha sintomas da Covid-19 – infecção causada pelo novo coronavírus –, e que faria o teste apenas por precaução. "Estou sem nenhum sintoma do Covid-19 e já realizei os exames, de acordo com as orientações da OMS. Assim que o exame ficar pronto, o resultado será divulgado", disse.

Outras autoridades

A comitiva divulgada pelo Palácio do Planalto, durante a viagem presidencial aos Estados Unidos, foi composta por 22 autoridades, além de técnicos e assessores. Nem todos viajaram no avião presidencial – foi o caso de Wajngarten, que viajou em avião de carreira na ida, e só usou a aeronave na volta.

Os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) viajaram junto com Bolsonaro, na ida e na volta. Nesta quinta, eles fizeram testes que não identificaram o coronavírus.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, viajou para os EUA antes da comitiva e permaneceu em solo norte-americano ao fim da viagem presidencial. Em nota, o Itamaraty informou que a agenda foi cancelada após o diagnóstico de Fábio Wajngarten.

"Ernesto Araújo cancelou o restante da sua agenda em Washington e retorna a Brasília, onde observará todos os protocolos vigentes", disse a postagem em rede social. Em nota, o governo do Paraná informou que o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que também viajou com a comitiva presidencial, decidiu realizar espontaneamente testes preventivos”. O resultado do exame foi negativo.

O assessor internacional da Presidência da República, Filipe Martins, viajou com Bolsonaro na ida e na volta. Em rede social, disse ter se sentado ao lado de Fábio Wajngarten no retorno ao Brasil – quando o secretário já estava com sintomas de gripe. Horas depois, informou que foi testado negativo para o vírus.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES