COVID-19 vs gripe sazonal: o que você precisa saber sobre os dois

Muitos estão preocupados, enquanto isso autoridades e peritos médicos pedem que as pessoas tomem precauções para conter o vírus

| reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, continua a se espalhar pelas comunidades em todo o mundo. Muitos estão preocupados, enquanto isso autoridades e peritos médicos pedem que as pessoas tomem precauções para conter o vírus. O Dr. Gregory Poland, especialista em doenças infecciosas e vacinas, diz que a ameaça do coronavírus é real, mas a gripe sazonal ainda permanece um problema maior para a maioria das pessoas.

"No momento, a gripe sazonal está causando muito mais mortes do que o COVID-19, e a tragédia é que muitas pessoas morrem porque a consideram 'apenas uma gripe,'" afirma o Dr. Poland.

Os números estão mudando constantemente, mas até agora o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA estima que nos EUA mais de 34 milhões de pessoas foram afetadas pela gripe, de 350.000 a 620.000 pessoas foram hospitalizadas e de 20.000 a 52.000 pessoas morreram por isso. 

"No momento, o número de casos COVID-19 são irrelevantes em comparação ao número de casos de gripe," diz o Dr. Poland. "Ao contrário do COVID-19, a gripe sazonal está presente em todos os estados e comunidades dos EUA. Sua melhor defesa contra a gripe é tomar a vacina. Se você ainda não a tomou, ainda não é tarde. Vá tomá-la."

O Dr. Poland compara a vacina contra a gripe a um dispositivo de segurança semelhante ao cinto de segurança do seu carro.

"Ele não irá protegê-lo de todos os tipos de acidentes, mas irá protegê-lo de se machucar em muitos tipos de acidentes. E também reduzirá suas chances de se machucar gravemente em um acidente," diz o Dr. Poland. "Da mesma forma, a vacina contra a gripe não pode protegê-lo de todos os vírus, mas pode reduzir suas chances de contrair um. E se você ficar doente, a vacina ajudará a reduzir a gravidade dos sintomas."

O Dr. Poland diz que, embora a maioria das pessoas permaneça em maior risco de contrair a gripe do que o COVID-19 no momento, ele recomenda que as pessoas tomem essas medidas para se protegerem de ambos:

Lavar as mãos com água e sabão ou usar um antisséptico para as mãos.

Tossir em um lenço de papel e imediatamente descarta-lo e lavar as mãos. Se não tiver um tecido disponível, tossir entre a área interna do seu cotovelo.

Manter-se atualizado sobre as restrições de viagem e outras medidas de proteção estabelecidas por organizações nacionais como o CDC e seu governo local.

Se você desenvolver sintomas como tosse, febre, dores no corpo, falta de ar e fadiga, fique em casa e entre em contato com um médico que possa aconselhá-lo.

Fique longe de outras pessoas que estão doentes com tosse e febre.(Fonte:Mayo Clinic)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES