Covid ainda mata três crianças, em média, a cada quatro dias no Brasil

Apesar de uma queda significativa no número de mortes desde a disponibilidade das vacinas para o público infantojuvenil, a situação ainda é preocupante.

Covid ainda mata três crianças, em média, a cada quatro dias no Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quatro anos após o início da pandemia de Covid-19, ainda há um registro contínuo de mortes entre crianças e adolescentes no Brasil, com uma média de três óbitos a cada quatro dias. Esses números são revelados por uma análise do boletim Observa-Infância, que destaca a associação entre a baixa cobertura vacinal e a persistência da mortalidade nessa faixa etária.

EXPLICANDO:Os dados mais recentes mostram que, até o dia 8 deste ano, foram registradas 48 mortes por Covid-19 entre crianças e adolescentes. Isso representa cerca de 32,4% dos falecimentos nessa faixa etária devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

PRCENTAGEM: A cobertura vacinal para essa faixa etária permanece baixa, com apenas cerca de 11,4% das crianças e adolescentes completamente vacinados. Especificamente, a situação é mais crítica para crianças de 3 a 4 anos, com apenas 7% delas tendo completado o esquema vacinal até o final de fevereiro.

Apesar de uma queda significativa no número de mortes desde a disponibilidade das vacinas para o público infantojuvenil, a situação ainda é preocupante. Segundo Cristiano Boccolini, pesquisador da Fiocruz, a estabilização dos números em 2024 é alarmante, indicando a necessidade de ampliação da cobertura vacinal.

Casos como os de Leandro Júnior e Helena Alves, que faleceram devido à Covid-19, mesmo com a família vacinada, destacam a importância de uma atenção especial à saúde das crianças e à vacinação. A falta de observação e orientação adequadas nos serviços de saúde contribui para tragédias evitáveis, ressaltando a necessidade de conscientização e ação por parte dos pais e responsáveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES