Covid: Amazonas fica perto do colapso na saúde com hospitais lotados

Por falta de vagas e de pessoal, os hospitais não conseguem atender todos os pacientes

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sistema de saúde do Amazonas é hoje o retrato do que pode haver de mais assustador, até o momento, entre as consequências da pandemia do coronavírus. Por falta de vagas e de pessoal, os hospitais não conseguem atender todos os pacientes.

Dona Maria das Graças tinha 63 anos. Estava internada desde a quinta-feira (16) no pronto-socorro São Raimundo. Segundo a família, ela chegou com sintomas da Covid-19 e foi piorando. Estava inconsciente e respirava com dificuldade. “Só tem um respirador aí sendo usado por outra pessoa”, relata Cintia Maria, filha.

Desde sexta-feira (17), a família esperava que ela fosse transferida para uma UTI. Chegou a conseguir nesta segunda (20) na Justiça a garantia de transferência, mas não adiantou. Dona Maria das Graças morreu no fim da tarde.

A angústia das famílias não é só por causa da falta da vagas para casos da Covid-19. No pronto-socorro e hospital Platão Araújo, Rosete estava desesperada. O marido sofreu um acidente grave de moto. E, 12 horas depois, ainda não tinha conseguido ser transferido para uma UTI.

"Ele está entubado e até agora não me dão resposta de nada", disse chorando.

"E o que que eles estão esperando ?", perguntou a reportagem.

"Um leito lá no João Lúcio para operar ele. Faz muito tempo e quanto mais tempo passar é pior para ele", disse Rosete.

O governo do estado já declarou que o sistema de saúde do Amazonas está entrando em colapso pela falta de pessoal de saúde e pela ocupação dos leitos. O hospital Delphina Aziz, em Manaus, é referência no tratamento da doença e está lotado. Os três hospitais de apoio na cidade também. E os prontos-socorros só atendem apenas casos considerados muito graves.

E os números do estado continuam subindo. Já são mais de 2 mil casos e quase 190 mortes.

Ontem, um a um, familiares foram no cemitério do Tarumã, na Zona Oeste, para se despedir do técnico de enfermagem Francisco Fredson da Silva. Ele morreu depois de 20 dias internado. A familia acredita que ele foi infectado em um dos dois hospitais de apoio onde trabalhava. O enterro foi numa área exclusiva para mortos por Covid-19.

“A última vez que eu vi foi quando ele foi entubado no dia 31 e a partir daí eu nunca mais o vi. Está todo mundo muito sentido, não é só eu, até as pessoas que não viram, que eram, amigos próximos”, conta Arissa Raquel, filha.

O hospital de campanha montado exclusivamente para receber pacientes com a Covid-19 está funcionando desde sábado com 50 leitos clínicos e 16 UTIs. Pode chegar a 400 leitos. O Ministério Público de Contas investiga se houve superfaturamento na compra de 28 respiradores. Enquanto o governo federal pagou R$ 57 mil por cada aparelho, o Amazonas gastou R$ 106 mil pelo mesmo equipamento.

O vice-presidente Hamilton Mourão se reuniu com o governador Wilson Lima, PSC, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, PSDB, para discutir medidas contra o coronavírus, mas saiu sem dar entrevistas.

O homem que sofreu o acidente de moto, marido de Rosete da Conceição, foi atendido no pronto-socorro e agora aguarda transferência para uma UTI.

O governo do Amazonas afirmou que está convocando 704 técnicos de enfermagem, já aprovados em concurso, e 517 profissionais de saúde que passaram para o Corpo de Bombeiros. O estado declarou ainda que aguarda novos reforços do governo federal.

Sobre a compra de insumos e equipamentos, o governo do Amazonas afirmou que fornecedores elevaram os preços por causa da pandemia, que tem consultado diariamente várias empresas e que age com total transparência



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES