Covid: PF deflagra operação contra superfaturamento de testes no Piauí

Uma viatura da Polícia Federal foi vista em frente a um laboratório na Rua São Pedro, no Centro de Teresina.

| Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (02/07) em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI) e o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), a Operação Reagente, dando cumprimento a 17 mandados de busca e apreensão nos municípios e Picos, Bom Jesus e Uruçuí. As ordens judiciais foram expedidas pela Subseção Judiciária Federal em Picos. A operação é para investigar o suposto crime de superfaturamento de testes da Covid-19 no Piauí.

Na manhã de hoje, uma viatura da Polícia Federal deu cumprimento a mandados de busca e apreensão em um laboratório localizado na Rua São Pedro, no Centro de Teresina.

Polícia Federal deflagra operação contra superfaturamento / Crédito: Meio Norte

Segundo as investigações, agentes públicos e empresários utilizaram documentos falsos na dispensa de licitação n. 21/2020, instaurada pela Prefeitura Municipal de Picos para a compra de testes de Covid-19.  

Como resultado das fraudes, os contratos foram direcionados a empresa integrante do grupo criminoso, responsável pela venda de exames com preços superfaturados. Pelos mesmos testes IGG/IGM vendidos a clínicas particulares aos preços de 120/150 reais, os órgãos públicos pagaram valores de 170/210 reais, o que representa superfaturamento de aproximadamente 40%, com prejuízo direto a recursos oriundos de emendas federais.

Testes que motivaram a investigação da Polícia Federal / Crédito: PF

Testes que motivaram a investigação da Polícia Federal / Crédito: PF

Há indícios de que o esquema criminoso atue em outros 28 municípios do interior do Piauí. Em Bom Jesus e em Uruçuí, foram instauradas dispensas de licitação fraudulentas e comprados os testes IGG/IGM com superfaturamento, seguindo o mesmo modo de atuação observado nas fraudes de Picos.  

Para o cumprimento das ordens judiciais na data de hoje, foram mobilizados 70 policiais federais, mais sete auditores e técnicos do TCE/PI e do DENASUS. 

O inquérito policial investiga os crimes de associação criminosa (art. 288 do CP), desvio de recursos públicos (art. 312 do CP) e dispensa indevida de licitação (art. 89 da lei 8.666/93),  cujas penas somadas alcançam a 20 anos de reclusão. O nome da Operação ‘Reagente’ faz referência ao superfaturamento na aquisição de testes rápidos IGG e IGM, para detecção de COVID-19.

Polícia Federal cumpre mandados na Prefeitura de Picos / Crédito:  PF

Polícia Federal cumpre mandados na Prefeitura de Bom Jesus / Crédito: PF



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES