Covid:PI está entre estados mais transparentes na divulgação de dados

Estado obteve 79 pontos, índice considerado bom pela OKBR. Estado com menor nota teve 38 pontos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o 7º estado mais transparente em relação à qualidade dos dados e informações sobre o alcance do novo coronavírus no estado. É o que mostra o Índice de Transparência da Covid-19, iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

A OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que analisa políticas públicas sobre transparência das informações. Ela desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

O ranking posicionou as 27 unidades da Federação do Brasil e o Piauí foi considerado “bom” no índice de transparência, com uma nota de 79 pontos, numa escala que vai de zero a 100. Assim, de zero a 19 pontos, a classificação é “opaco”. De 20 a 39, “baixo”. De 40 a 59 pontos, “médio”. De 60 a 79, “bom”, e de 80 a 100, “alto”.

Em relação ao último levantamento do ranking, que é atualizado constantemente, o Piauí subiu 8 pontos. O salto é atribuído ao incremento de painéis de visualização de dados, como a possiblidade de download. O índice destaca que o Piauí, além do Rio Grande do Sul e Ceará, são os únicos que têm publicado a taxa de ocupação de leitos de forma mais ampla, considerando também os leitos não exclusivos para atendimento a casos de Covid-19.

No ranking, o Piauí está empatado com Maranhão e Rio de Janeiro, e ambos acima da nota do Governo Federal, de 60 pontos. O estado considerado mais transparente foi Pernambuco, com 98 pontos. Na outra ponta, Acre, com 38 pontos, portanto “baixo”, foi apontado o menos transparente. 

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). “Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público”, diz a nota explicativa da organização sobre o índice.

O superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Piauí, Herlon Guimarães, explica que o painel de informações sobre o avanço do Covid-19 é um dos mais completos no Brasil. “Colocamos os casos confirmados, os óbitos, as altas de internação. Um dos pontos mais positivos no nosso estado é que não temos fila de espera para os testes, diferente do que está acontecendo em alguns estados. Isso agiliza a divulgação dos dados”, afirma.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES