Cozinha Brasil ensinará aproveitamento integral do caju no Nordeste

Cozinha Brasil ensinará aproveitamento integral do caju no Nordeste

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O programa Cozinha Brasil, do Servi?o Social da Ind?stria (SESI), levar? o projeto Caju aos estados de Cear?, Bahia, Rio Grande do Norte e Piau?. A meta ? ensinar cerca de 550 pessoas por m?s em cada estado a preparar refei?es com o produto. A proposta do novo projeto do SESI ? garantir o aproveitamento integral do caju, mostrando ? popula??o que o produto pode ser ? base de hamb?rgers, pizzas, vatap?, e outros.

?Temos plena consci?ncia dos desafios da educa??o alimentar. H? quatro anos nosso programa percorre o Brasil com suas 32 cozinhas m?veis. Mais de 280 mil pessoas j? foram treinadas?, disse o presidente do conselho nacional do SESI, Jair Meneguelli, durante o lan?amento do projeto Caju, na sede da Confedera??o Nacional da Ind?stria (CNI).

Segundo ele, ? preciso investir na conscientiza??o da juventude para garantir um novo h?bito alimentar no pa?s. ?Preparamos uma a??o conjunta com o Minist?rio da Educa??o e Cultura para atendimento articulado ?s escolas de modo a envolver alunos, professores e merendeiras, entre outros.?

A id?ia de aproveitar 100% do caju partiu do industrial cearense Jaime Aquino. Dono de uma empresa produtora e exportadora de castanha de caju, a Companhia Industrial de ?leos do Nordeste (Cione), Aquino foi homenageado durante a cerim?nia de apresenta??o do projeto, que contou com a presen?a do presidente da Rep?blica, Luiz In?cio Lula da Silva, e dos ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome.

O empres?rio lutou ao longo de mais de 30 anos contra o desperd?cio da polpa e pela difus?o das qualidades nutritivas do caju. Por isso, desenvolveu tecnologia para utiliza??o da fibra no preparo de diversos pratos. ?Lamentavelmente o povo n?o tem conhecimento, e a quantidade de caju que vem sendo desperdi?ada no Brasil e no mundo ? algo fant?stico. Acho que com esse lan?amento o povo e as autoridades v?o se interessar pelo caju?, afirmou Aquino.

A partir das pesquisas do empres?rio e com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecu?ria (Embrapa) e da Universidade Federal do Cear? (UFC), t?cnicos do SESI adequaram as possibilidades sugeridas por Aquino ?s diretrizes do programa Cozinha Brasil. Os pratos com alto valor nutritivo variam desde sopas, arroz, vatap?, omelete, pizza, estrogonofe, hamb?rguer, bolo, entre outros. ?Hav?amos detectado a necessidade de descobrir novas destina?es a alimentos regionais, de grande produ??o, de uso popular e de grande desperd?cio?, declarou Meneguelli.

As receitas de baixo custo, alto valor nutritivo garantem o aproveitamento integral do caju. ?O trabalho que tivemos foi ajustar as receitas aos princ?pios do programa Cozinha Brasil. Agora temos a a??o de divulgar o caju como alimento de sal?, destacou.

Atualmente, a utiliza??o do caju se resume basicamente ? fruta, que ? a castanha. A polpa, chamada ped?nculo, no entanto, n?o ? completamente aproveitada. Anualmente 80% da polpa s?o desperdi?ados, isso representa mais de 1,9 milh?es de toneladas de alimento jogadas no lixo ou destinadas ? alimenta??o animal. Os 20% aproveitados destinam-se ? fabrica??o de doces, sucos, vinho ou consumo in natura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES