CPI do Transporte: “60% dos trabalhadores foram demitidos”, diz Sintetro

A CPI tem como objetivo identificar possíveis irregularidades nos contratos e na prestação dos serviços na capital.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público de Teresina, deu início às oitivas nesta terça-feira (18) na Câmara Municipal. Os primeiros a serem ouvidos foram os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário (Sintetro). A CPI tem como objetivo identificar possíveis irregularidades nos contratos e na prestação dos serviços na capital.

Em seu depoimento, o presidente do Sintetro, Ajuri Dias, revelou que os problemas se intensificaram em março de 2020, com o início da pandemia. Pelo menos 60% dos trabalhadores da categoria foram demitidos no período de crise. 

“Antes da pandemia havia um acordo para o reajuste do salário, mas não foi cumprido, pelo contrário, reduziram e pararam de pagar. Cerca de 60% dos trabalhadores foram demitidos e os que ficaram têm problemas psicológicos, adoecem e precisam de ajuda para se alimentar”, explicou. 

CPI do Transporte público dá início a oitivas nesta terça (Foto: Ascom/ CMT)

De acordo com Ajuri Dias, em nenhum momento o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) mostrou interesse em dialogar e entrar em um acordo, assim como a nova gestão da prefeitura. “A cada dia que passa a situação piora e não temos perspectiva de melhoria, portanto esperamos que a CPI encontre uma solução”, pontuou.  

O contrato de licitação e supostas manobras ilícitas do Setut também foram pautas de discussão. “O quantitativo previsto era de 419 ônibus em circulação e hoje existem apenas 180 ônibus na ativa na capital, o que cai nas costas do usuário, que paga caro por uma passagem e não usufrui de um serviço de qualidade. Ainda falamos sobre o fato de que trabalhadores foram levados a assinar um documento afirmando o recebimento dos salários, mas ao receber, o valor era menor do que o acordado. Outra manobra é o não fornecimento de combustível. São questões graves confirmadas pelo presidente do Sintetro e que vamos investigar a fundo”, afirmou o vereador Dudu Borges (PT), que preside a CPI. 

Vereador Dudu Borges, que preside a CPI do Tranporte (Foto: Ascom)

Ainda segundo o presidente da CPI, os trabalhadores são a parte mais fragilizada e precisam ser priorizados. “Os trabalhadores sempre procuraram esta casa com um pedido de socorro e agora puderam detalhar cada dificuldade. Como podemos ver, a situação deles é muito difícil, estão há mais de um ano sem salários, sem ticket alimentação e plano de saúde. Os trabalhadores são massacrados e o Setut sequer dialoga com essas pessoas que estão passando fome. A partir daqui vamos dar celeridade nas apurações e respostas ágeis ao povo”, disse Dudu.

Além dos trabalhadores, também foi ouvido um perito que presta serviços à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) e que foi responsável por acompanhar os processos judiciais envolvendo o município e o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). Na próxima oitiva, que será realizada na quinta-feira (20), devem ser ouvidos os empresários e representantes das concessionárias que prestam o serviço de transporte público em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES