Conviver com viciados em drogas é algo que muitos piauienses sabem como é

Conviver com uma das drogas mais devastadoras da história é algo que muitos piauienses sabem como é.

ROTINA | Dependentes químicos dividem droga no centro de Teresina: escapar do vício é extremamente difícil. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Maus elementos, vagabundos e marginais. Apenas alguns dos vários adjetivos empregados aos moradores de rua que, vítimas das voltas da vida, embarcam no mundo das drogas e vivem nas ruas. João (nome fictício) tinha tudo em suas mãos: veio de família estruturada, teve educação de qualidade e gozava o melhor que vida tinha a oferecer.

Aos quatorze anos de idade era um dos melhores alunos de sua turma. Aos vinte e nove anos de idade ele oferece seus serviços de limpador de vidros por alguns trocados. O suficiente para alimentar o vício em crack.

Ouvir os relatos da nova realidade de João causa choque e estranhamento. Afinal de contas, como uma pessoa que tinha o mundo nas mãos embarcou em um caminho sem volta de destruição? Por que ele não saiu dessa enquanto tinha a oportunidade? Por que a degradação que causara a sua família não foi suficiente para fazê-lo abandonar o vício? Perguntas que encontram respostas em uma pedra de crack, substância que ele consome diariamente pelos últimos doze anos.

?Como todo jovem de classe média, tive o primeiro contato com drogas através do álcool e do cigarro. Eu e os colegas da rua comprávamos um litro de Montilla e uma carteira de cigarro. O hábito de ?tomar umas? depois do colégio virou regra e antes de me dar conta eu faltava aula para beber. O contato com o loló, lança-perfume e maconha foi consequência do meu comportamento, mas eu achava que tinha tudo sob controle?, fala.

O sabor da libertinagem tirou João dos trilhos. Ele abandonou o colégio e colocou a família em desgraça. Ele se recusou a procurar emprego enquanto os pais começaram a cobrar atitudes concretas do rapaz. Enquanto isso ele decidiu que furtar pequenos objetos de casa era tudo o que precisava para ser feliz. Foi quando entrou em contato com o crack e o que não estava bom ficou ainda pior.

Nesta mesma época a mãe de João foi detectada com câncer e o sofrimento foi dosado com mais drogas. ?Foi quando eu saí de casa para poder fumar ?pedra? em paz, sem a interferência deles. Arranjei uma namorada, engravidei e morávamos de qualquer jeito onde fosse possível. Aí mamãe piorou e decidi voltar para casa?, relembra.

A gravidade da doença e a degradação causada pelo mau comportamento do filho foram catalizadores da doença da mãe, que não encontrou forças para lutar conta o câncer e logo veio a falecer. João não suportou o fardo de ter sido o grande responsável pela morte da mãe e decidiu sair definitivamente de casa. Hoje mora nas ruas e vive em função da droga. O futuro de médico, advogado ou engenheiro se reduziu à luta diária de conseguir dinheiro para sustentar o vício.

Conhecendo o universo da droga

Imaginar a vida de João e julgá-la com preconceito pode ser fácil, mas quem o faz não tem ideia do sacrifício diário a que ele se submete. O acordar é realizado nas primeiras horas do dia e logo bate a ?fissura?: desejo incontrolável de consumir a droga após um curto período de abstinência. Assim que o tráfego de veículos sonoriza a avenida Miguel Rosa, sua residência atual, ele inicia o horário de trabalho.

As primeiras horas nunca são fáceis, mas ele tem a sorte de encontrar duas amigas que, assim como ele, fazem o que pode para sustentar o vício. A primeira dose do dia é administrada em qualquer lugar e sem o menor pudor.

O cenário urbano é transformado em um ambiente de relaxamento e prazer causado pela droga. A fome desaparece como um truque de mágica, os odores provocados pela falta de asseio não existem e a preocupação do que os outros irão pensar nunca foi colocada em cheque por nenhum deles. Fazem o uso da droga a céu aberto e aproveitam o torpor do crack até o último instante.

O fim da ?lombra? (sensação de ?barato? provocada pela droga) é um baque a ser enfrentado. A necessidade de ?fumar a pedra? é cada vez maior e o labor não está surtindo resultados. O desespero por algum trocado obriga João a borrifar água compulsivamente em parabrisas de carros, mesmo que os motoristas demonstrem não estar interessados.

João não consegue nenhuma moeda e começa a entrar em desespero. O hábito de batalhar honestamente para sustentar o vício vai embora e ele se vê obrigado a fazer o que for preciso para conseguir a próxima pedra de crack: roubar.

Roubo e prostituição são costume na vida de viciados

João teve uma educação de qualidade e reconhece a gravidade de roubar uma pessoa inocente para sustentar o vício. Uma de suas amigas, Maria*, cresceu nas ruas e desconhece o peso disso. Enquanto João vaga pelas ruas a procura de uma presa fácil, Maria não dispõe da força física para assaltar e sustenta o vício com o que pode: o corpo.

A prostituição funciona para Maria como uma troca de favores. Homens desconhecidos usam o corpo dela, enquanto ela consegue o que quer. Maria não se deita com quem pagar mais, e sim com quem pagar primeiro. Um programa custa R$ 5, mas pode custar R$ 3 ou até menos. E na cabeça de Maria, ela sai ganhando a negociação. ?Eu consigo o que quero e isso é o que importa?, declara.

A opção de Maria parece ter sido feita baseando-se no caminho mais fácil. Mas Maria vem de um lugar onde pessoas bem sucedidas conquistaram o topo roubando, matando e fazendo o que fosse necessário para conseguir seus objetivos e é isso que Maria faz diariamente. Ela se sente feliz.

*Os nomes utilizados na matéria são fictícios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES