Crateras na PI-130 colocam motoristas em risco

O DER já programou que em breve as rodovias da região sul e sudeste, como por exemplo a PI-130, serão contempladas com a operação Tapa-Buraco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Motoristas que trafegam pela PI-130, importante via que liga Teresina aos municípios de Nazária e Palmeirais, reclamam dos problemas estruturais no trecho. Os grandes buracos espalhados pela via estão agora cheios de água da chuva, escondendo a profundidade. Alguns deles ocupam parte de uma via, sendo assim, motoristas e motociclistas precisam entrar na contramão para não danificar o veículo e acabar caindo dentro de uma cratera. 

Crédito: José Alves Filho

As manobras ficam mais perigosas ainda, já que é preciso diminuir drasticamente a velocidade para invadir a pista oposta. Muitas vezes, há vários veículos atrás e essa operação requer mais atenção, cautela e sorte dos condutores.

Além desses problemas, trechos com faixas apagadas, falta de acostamento e ponte sem proteção potencializam os riscos de acidentes. Essa estrada, sob responsabilidade do Governo do Estado, é motivo da preocupação da maioria da população que precisa enfrentar o perigoso trajeto todos os dias, como a motorista Edinalva da Luz, autônoma. “Quando os motociclistas vêm, você pode esbarrar em alguém e muitas pessoas não conhecem a estrada e acabam caindo no buraco e estourando pneus”,falou. 

Além de aumentar o risco de acidentes, os buracos podem danificar os componentes da suspensão de veículos. Ednalva já foi prejudicada mais de duas vezes. Ela conta que além disso, quando ocorre um problema no carro ou algum motorista decide parar para observar a situação, ele acaba sendo vítima de assaltantes.

Em nota para o Jornal Meio Norte, o Departamento de Estradas de Rodagem esclareceu que os buracos e desníveis vão surgindo por se tratar de uma estrada já desgastada pelo tempo e com a chegada do período chuvoso, a situação se agrava.

Crédito: José Alves Filho

Diante disso, o DER já programou que em breve as rodovias da região sul e sudeste, como por exemplo a PI-130, serão contempladas com a operação Tapa-Buraco, viabilizando assim uma melhor trafegabilidade no trecho. 

"Paralelo a esta medida, a Diretoria-Geral do órgão adianta que já tem em sua lista de prioridades um plano de trabalho para a recuperação total da citada via asfáltica. Ainda sobre as estradas em situações mais urgentes, a Diretoria de Conservação do DER esclarece que o órgão está enviando equipes. Ademais, medidas paliativas já estão sendo tomadas com a instalação de sinalização nos locais de desvios até que os serviços de recuperação desses trechos sejam finalizados", consta a nota. 

O DER informa ainda que no momento os municípios como Guaribas e São Raimundo Nonato pediram apoio para recuperação de trechos danificados pelas águas.

"Vale lembrar que mesmo com poucos recursos técnicos e engenheiros, o Diretor-Geral e toda equipe do órgão encontram-se a inteira disposição para tentar amenizar esses incidentes. Na mesma oportunidade, durante o período chuvoso, o DER garante a normalidade de importantes serviços como tapa-buraco, roço, manutenção, capina e recuperação de trechos danificados. Serviços estes que já estão programados para os principais corredores Norte e Sul do Piauí, abrangendo cidades que vão desde José de Freitas, Cabeceiras, Barras e Batalha (Norte do Piauí ) até o extremo sul como Regeneração, Floriano, Itaueiras, Canto do Buriti, Oeiras, São  Raimundo Nonato, Caracol, dentre outras", informa a nota. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES