Cresce casos de miopia em crianças e pode estar relacionado à pandemia

Considerada uma epidemia a miopia infantil atinge aproximadamente 6,8 milhões de crianças, no Brasil

Confinamento trouxe um aumento nos casos de miopia | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Crianças entre 6 e 8 anos estão desenvolvendo mais casos de miopia.  O número cresceu, em 2020, até três vezes mais levando-se em comparação os cinco anos anteriores. Segundo artigo que foi publicado este ano na revista científica Jama Ophthalmology, da China.

Os resultados levaram em consideração estudo realizado em mais de 120 mil crianças. E foi para isso utilizado a técnica photoscreening para triagem de fatores ambliogênicos. Ele detecta estrabismo e erros de refração significativos, em um ou ambos os olhos de crianças.

A conclusão que os pesquisadores chegaram foi a de que com o confinamento domiciliar, que veio com a pandemia de Covid-19, houve uma mudança substancial da miopia em crianças.

Cada vez na pandemia cresce o número de crianças com miopia/rprodução internet

Número de casos no Brasil

No Brasil, segundo dados do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia), cerca de 6,8 milhões de crianças já sofrem com a miopia. "A OMS estima que a miopia atinja metade da população mundial até 2050, por isso as atenções devem estar voltadas às nossas crianças, principalmente porque elas estão se tornando míopes em idades cada vez mais baixas", afirma Gerson Cespi, diretor geral da CooperVision no Brasil.

Especialistas recomendam estimular brincadeiras e atividades ao ar livre, quando forem seguras; uma hora por dia é o mínimo recomendado para minimizar o risco de progressão da miopia; limitar o uso de aparelhos como smartphones, tablets e televisores; ensinar as crianças a não usarem os aparelhos eletrônicos antes de dormir; diminuir a luminosidade da tela do celular, tablet ou computador, principalmente à noite; e nunca utilizar em ambientes totalmente escuros.

veja ainda:

/noticias/uso-excessivo-de-telas-pode-ocasionar-problemas-na-visao-de-criancas-394600

/noticias/pesquisa-revela-que-34-dos-brasileiros-nunca-foram-ao-oftalmologista-395696



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES