Cresce o número de pais piauienses que se dedicam 24 horas por dia aos filhos

Dedicar-se integralmente aos filhos é um comportamento que se vê cada dia mais presente na vida dos pais piauienses

Fernando diz que lida facilmente com as tarefas de pai | Dayne Dantas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Trocar fraldas, dá banho, alimentar o bebê, levar à creche e ainda trabalhar fora. Esse era um estilo de vida exclusivo das mães até pouco tempo atrás, mas já começa a fazer parte da vida de muitos pais. Eles estão cada dia, com mais frequência, mudando sua rotina e se tornando participantes ativos na hora de cuidar dos filhos.

Para o motorista de ônibus Fernando Mauro Nogueira, essa já é uma rotina comum na sua vida. Ele é pai pela segunda vez e desde o primeiro filho ele contribui ativamente com sua esposa quando o assunto é cuidar dos pequenos.

Ele conta que sua mulher trabalha o dia inteiro e ele só começa a trabalhar às 15h todos os dias, então durante toda a manhã e início da tarde cuidar do pequeno Gustavo, de oito meses, é tarefa dele.

?Eu dou a comida dele, dou banho, troco fralda, acordo no meio da noite. Não tenho dificuldade nenhuma ao fazer isso. Só tive problemas no início, com o meu primeiro filho, mas foram dificuldades normais, que foram superadas rápido. Eu sou um pai coruja?, brincou Fernando. Enquanto ele cuida do filho mais novo, o mais velho está na escola.

Se para eles hoje é uma rotina normal cuidar do bebê, para as mães essa é uma garantia a mais de que o filho está sendo bem cuidado. Talita Costa, que trabalha como consultora de vendas e precisa ficar fora de casa o dia inteiro, afirma que ter um pai tão responsável em casa de olho no seu bebê lhe dá tranquilidade para ficar fora de casa.

?É mais tranquilo deixar com o pai do que com qualquer outra pessoa. O pai do meu filho é muito responsável, muito presente e já me mostrou desde o período da gestação toda a preocupação e cuidado que tem com o filho?, disse.

O empresário Karol Bartolomeu, que também assumiu desde cedo essa função de cuidar dos filhos enquanto a sua esposa trabalha, conta que essa é uma tarefa gratificante. O casal tem duas filhas, uma de sete anos e outra de um ano e 11 meses.

?Todos os dias eu deixo a filha de sete anos na escola e cuido da de um ano e faço isso com o maior prazer. Eu me sinto realizado. No início foi difícil, mas aprendi tudo muito rápido, hoje eu faço pelas minhas filhas tudo o que a mãe delas faria se tivesse por perto?, afirmou.

Amor em tempo integral

Se uma criança precisa dos cuidados e carinho dos pais, crianças especiais precisam disso tudo em dobro e há pais que não hesitam em mudar sua rotina e dedicar toda a sua vida aos filhos com alguma deficiência. Esse é o caso do ajudante de pedreiro Francisco das Chagas Borges, que há cinco anos dedica toda a sua vida ao pequeno Cauã.

Ele é o único filho de Francisco, que mora na zona rural de Teresina. A paralisia cerebral fez com que o menino tivesse a fala e parte dos movimentos das pernas comprometidos.

Após o susto ao saber do diagnóstico, Francisco mudou toda a sua rotina para que o garoto pudesse ter acesso ao tratamento e diminuir as dificuldades e limitações que a doença lhe trouxe.

A principal mudança veio no trabalho. Atuando como ajudante de pedreiro, Francisco hoje só aceita serviço que possa ser feito nos horários onde o filho não tem tratamento. ?Ele já está grande, pesado e é muito complicado para a mãe sair com ele sozinha.

Se as ruas tivessem melhor acessibilidade, Cauã poderia sair na cadeira de rodas, mas a realidade é outra, principalmente próximo à nossa casa?, diz Francisco, que carrega o menino nos braços sempre que é preciso sair de casa.

Em tratamento no Ceir há três anos, Cauã já movimenta melhor os braços e consegue ficar de pé com a ajuda de aparelhos na fisioterapia. ?Ele não tinha firmeza, não conseguia segurar nada.

A melhora dele é visível e meu sonho é vê-lo andando. Meu filho é a coisa mais especial que Deus me deu?, derrete-se o pai, ao falar de Cauã.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES