CRF-PI e MPPI apresentam Plano Municipal de Assistência Farmacêutica

Documento contém as diretrizes para implementação do serviço nos municípios piauienses que ainda não dispõe de um plano.

Avalie a matéria:
Representantes dos órgãos públicos | Assessoria
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Regional de Farmácia do Piauí e Ministério Público do Estado se reuniram com autoridades e representantes de órgãos públicos para apresentar o Plano Municipal de Assistência Farmacêutica. O documento elaborado pelo Conselho, contém as diretrizes para implementação do serviço nos municípios piauienses que ainda não dispõe de um plano.

O encontro aconteceu na cidade de Campo Maior e contou com a participação da Dra. Karla Daniela, do MPPI, da Dra. Tatiana Chaves, da Vigilância Sanitária, do vice-presidente do CRF, Raulino Firmino, do farmacêutico Náiguel Castelo Branco, coordenador da autoria do documento, e de representantes do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), da Diretoria de Unidade de Assistência Farmacêutica (DUAF), da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (SUPAT), além de promotores, prefeitos, secretários municipais de saúde e outros.

Além do Plano de Assistência Farmacêutica, foram apresentadas outras pautas como: Check List de Inspeção Dispensário UBS; Recepção, estocagem e armazenamento de medicamentos; proposta de Comissão Estadual de Farmácia e Terapêutica; e funcionamento da Assistência Farmacêutica no Piauí.

O vice-presidente do CRF-PI, Raulino Firmino, destacou a implementação do Plano em todas as cidades do estado. "O documento visa integrar a Assistência Farmacêutica ao sistema de saúde para que se possa ter trabalhadores qualificados, selecionar os medicamentos mais seguros, eficazes e custo-efetivos, programar adequadamente as aquisições, adquirir a quantidade certa e no momento oportuno, armazenar, distribuir e transportar adequadamente para garantir a manutenção da qualidade do produto farmacêutico, gerenciar os estoques, disponibilizar protocolos e diretrizes de tratamento, além de formulário terapêutico, prescrever racionalmente, dispensar, e monitorar o surgimento de reações adversas, entre tantas outras ações", ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES