Criador da internet teme a perda de todas as nossas memórias digitais no futuro

O criador da internet vem promovendo a ideia de todos preservemos tudo o que temos de software ou hardware em servidores da nuvem, para que as memórias sejam acessíveis para as novas gerações.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Todos os documentos e imagens que temos guardados em nossos computadores podem se perder com o tempo. Esta, no momento, é a maior preocupação de Vint Cerf, um dos pais da internet e atualmente vice-presidente do Google. Em entrevista à BBC, o ícone da grande rede acha que esse problema pode acontecer na medida que hardwares e softwares, atuais e já ultrapassados, tornem-se obsoletos.

Cerf teme que as próximas gerações disponham de pouco ou nenhum registro do século 21 enquanto a humanidade adentra o que ele chama de "idade negra" do mundo digital. Segundo sua teoria, nossas fotos de família e documentos importantes de trabalho, salvos em arquivos digitais na nuvem ou em HD, correm risco de extinção porque, com o constante avanço da tecnologia, podem se tornar "invisíveis".

"Eu me preocupo muito com isso", disse o veterano à BBC. "Velhos formatos de documentos que criamos ou apresentações podem não ser lidas por novas versões de software porque a compatibilidade retroativa nem sempre está garantida".

O criador da internet vem promovendo a ideia de todos preservemos tudo o que temos de software ou hardware em servidores da nuvem, para que as memórias sejam acessíveis para as novas gerações.

Vint Cerf acha que é preciso preservar todos os programas, arquivos e hardwares já feitos no mundo, para que nunca fiquem obsoletos. Mais um ou menos como um museu digital, com servidores na nuvem, para que as memórias sejam acessadas no futuro.

A solução, segundo ele, é "tirar uma fotografia" do conteúdo digital, da sua aplicação e do sistema operacional juntos, com uma descrição do hardware, e preservar tudo isso. "Essa fotografia vai recriar o passado no futuro", diz Cerf.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES