Criança de 3 anos levada pelo pai para os EUA volta para a mãe

“Não sei se existe algo pior do que ficar longe de um filho”, diz a mãe da criança

A mãe e o menino X. | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A família materna do menino X., de 3 anos, levado pelo pai, o brasileiro Márcio Sicoli, de 32 anos, para os Estados Unidos, no início do ano, já está preparando a festa de recepção do garoto, logo que ele chegar ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, com previsão para a manhã desta quinta-feira. Conforme a coluna de Ancelmo Gois publicou nesta segunda-feira, o juiz americano Scott Gordon decidiu que a criança fosse devolvida à mãe, Isabel Bierrenbach, de 33 anos, também brasileira, que mora no Rio. Ela disse que comemorou discretamente a vitória, pois a discussão continuará na Justiça do Rio, onde ela pedirá a revisão das visitações do pai.

? Foi um drama. Foram cinco longos meses sem ele. Não sei se existe algo pior do que ficar longe de um filho. Felizmente, a verdade foi comprovada, mas ainda vou conversar com a minha advogada para definir como ficarão as visitas do pai, no Brasil. Infelizmente, houve uma quebra de confiança. Não quero que meu filho delete o pai de sua vida, mas vai demorar para que esta confiança seja restabelecida. Certamente, no início, serão poucas horas de convívio, mas depois pode ser que ele volte a dormir com o pai e viajar com ele. Isso vai depender do tempo, do comportamento dele e da Justiça ? explicou Isabel.

A mãe do menino contou que os últimos cinco meses foram um verdadeiro pesadelo em sua vida. De janeiro deste ano, quando o pai pegou a criança para um mês de férias, mas não devolveu, até maio, Isabel não tinha sequer dado uma palavra com o filho.

? No nosso primeiro encontro, em meados de maio, peguei meu filho no colo, e ele ficou uns 20 segundos me olhando, demorando para processar em sua cabeça aquele momento. Ele mexeu no meu cabelo e sorriu. Parecia que ele estava hipnotizado. O encontro foi num parquinho, sob os olhares do pai e da avó paterna. Mesmo assim, foi um momento muito especial. Saí dali com força para mais seis meses, se fossem necessários, para continuar na luta pelo meu filho ? contou Isabel, lembrando que a despedida foi rápida entre eles, para não chorar.

Isabel confessou que, por algumas vezes, sentiu um desespero de não ter o filho de volta, mas decidiu fazer a coisa certa:

? Cheguei a sentir vontade de pegá-lo no colo e sair correndo. Mas a voz da razão bateu mais rápido. Não podia fazer nada errado. Não podia fazer o mesmo que o pai dele fez ? disse a mãe de X.

Para ela, o retorno ao Brasil será bom para o menino, que está muito ansioso. Segundo ela, o garoto entende, do seu modo, que os pais não estão mais juntos. Ela está separada de Sicoli desde 2011.

? Como o pai sempre viajava, sempre ensinei ao meu filho: ?papai tem que trabalhar?. Ele tem um globo terrestre onde mostro as distâncias entre as casas do Brasil e dos Estados Unidos. A volta à rotina será difícil, talvez precise de acompanhamento especial na escola, mas vai dar tudo certo. Já comprei edredom e carrinhos do personagem predileto dele da Disney para decorar o quarto no Brasil ? concluiu ela, entusiasmada, mas ainda com cautela, pois o filho ainda estava numa visita de quatro horas na casa do pai, na noite desta terça-feira.

O pai de X., treinador das bicampeãs olímpicas de vôlei de praia Walsh e May, foi acusado pela família materna do menino de abdução internacional de menores Bierrenbach. Segundo a família materna, Sicoli levou o garoto para os Estados Unidos desde janeiro, durante as férias e, desde então, os contatos entre a criança e a mãe cessaram. Como a mãe tinha a guarda provisória, concedida pela Justiça brasileira, o retorno ao Brasil estava marcado para 3 de fevereiro, mas o pai decidiu pedir à Justiça no estado da Califórnia, onde mora, para ficar com a guarda da criança.

Isabel entrou com um processo para recuperar o filho, na Secretaria de Direitos Humanos, a fim de que o governo brasileiro intercedesse na questão. A secretaria apresentou um pedido de busca e apreensão ao governo americano, baseado na Convenção de Haia, que regula esse tipo de caso e é assinada tanto pelo Brasil quanto pelos Estados Unidos. Isabel também contratou um advogado nos Estados Unidos para agilizar o processo por lá. Só ontem a família conseguiu a autorização para retornar ao Brasil com o menino.

Pelo telefone, o pai de X. falou com O GLOBO que a advogada dele pode dar mais explicações sobre o processo:

? A exposição que meu filho sofreu não é justa. Acho que já estou até falando demais ? disse Sicoli, referindo-se ao site que foi criado, onde internautas pediam o retorno da criança ao Brasil. O GLOBO não conseguiu falar com a advogada dele.

Ao contrário do pai da criança, o avô materno, o jornalista Reinaldo Bierrenbach, agradeceu o carinho da imprensa e de todos que compartilharam pelas redes sociais que o menino retornasse ao Brasil.

? O movimento partiu de desconhecidos que, ao tomarem conhecimento da história, nos apoiaram. A mobilização aconteceu no Brasil todo e em 58 países. O mais incrível dessa história foi uma pessoa ligada a causas humanitárias, um pai, que nos procurou e disse que criaria um site em favor do retorno de meu neto. Obrigado a todos ? agradeceu Reinaldo.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/familia-materna-prepara-festa-para-menino-levado-pelo-pai-para-os-eua-5186238#ixzz1xfhrE4z3

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES