Criança Feliz: primeira etapa de capacitação acontece nesta segunda

A primeira etapa acontece no período de 3 a 8 de julho

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Diretoria da Unidade de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Dgsuas), realizará no período de 3 a 8 de julho, no auditório da Faculdade Adelmar Rosado, a primeira etapa de capacitação de servidores municipais para o programa Criança Feliz.

Voltada para representantes de 90 municípios inscritos no treinamento e fortalecendo o alinhamento institucional entre o Estado e municípios, a iniciativa tem como finalidade capacitar supervisores municipais e visitadores que vão atuar nas visitas domiciliares e nos Cuidados do Desenvolvimento da Criança (CDC) previstos pelo Criança Feliz.  


A programação abordará como conteúdos o planejamento e a realização da visita domiciliar; aspectos gerais sobre o programa; a importância da primeira infância; a construção das propostas e guia de visita; orientações sobre visita domiciliar às gestantes, às crianças afastadas do convívio familiar, às famílias com criança com algum tipo de deficiência; a abordagem sobre a prática de campo, dentre outros.

O programa Criança Feliz tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil integral, a partir do acompanhamento de profissionais de diversas áreas e orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários. No Piauí, 173 municípios já aderiram ao programa.

O programa tem como público-alvo gestantes; crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medidas protetivas.

Fonte: Portal MN