Criança portadora de doença rara vai receber remédio mais caro do mundo

A família vai viajar nesta quarta-feira para Curitiba no Paraná para receber a dose

Menina portadora de doença rara | Reprodução/ Rede Social
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Júlia Maria, uma criança do Ceará, de apenas dois anos de idade, ganhou na justiça o direito de receber o medicamento considerado o mais caro do mundo. A menina que sofre com atrofia muscular espinhal (AME) viaja nesta quarta-feira (13), para Curitiba, no Paraná, onde poderá receber a dose.

De acordo com a família, a criança receberá a dose do remédio Zolgensma, que custa aproximadamente R$ 6 milhões. A decisão foi dada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, em setembro deste ano, onde foi determinado que a União forneça o remédio a Juliana Maria. 

A mãe de Júlia, Jozelma Silva, em entrevista ao G1 informou que a família viaja às 10h desta quarta-feira (13),  ela acredita e tem esperança de que a criança possa passar a andar e respirar por conta própia.

"Todo mundo conhece a evolução de quem tomou Zolgensma e quem não tomou. A gente nem acredita quando vê. Sei que se a Júlia tomar, ela vai andar (...) Tenho esperança de que a Júlia saia do respirador, que respire por conta própria. Vai melhorar a qualidade de vida dela em muitos aspectos", desabafou. 

ENTENDA A DOENÇA 

 A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma doença rara e degenerativa, de caráter hereditário, que não possui tratamento definitivo. Ela é transmitida dos pais para os filhos e afeta a capacidade do organismo de gerar uma proteína crucial para a sobrevivência dos neurônios motores, os quais desempenham um papel vital em gestos voluntários fundamentais, como respiração, deglutição e locomoção, conforme informações fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Ela varia do tipo 0 (antes do nascimento) ao 4 (segunda ou terceira década de vida), dependendo do grau de comprometimento dos músculos e da idade em que surgem os primeiros sintomas.Ainda de acordo com o ministério, o Zolgensma apresenta impacto positivo na respiração, mastigação, movimentos da língua, deglutição, reflexo de vômito e a articulação da fala de quem tem AME tipo I.

Ele é um medicamento dose única via intravenosa, diferente dos demais medicamentos já incorporados ao SUS para os tipos I e II de AME que são administrados com periodicidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES