PI: criança com uma doença rara precisa com urgência de transplante de coração

A tia de Giovana, Greyce Kelly Brito, explica que a menina só poderá ficar por 40 dias nessa máquina e transplante deverá acontecer antes desse prazo

Avalie a matéria:
Criança tem doença rara e precisa de transplante com urgência | Reprodução/facebook
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A família da pequena Giovana Brito Rodrigues, de um ano e três meses de idade, está correndo contra o tempo para conseguir um doador de coração para a menina.

Ela sofre de uma doença rara, a cardiopatia idiopática dilatada, e está internada em hospital de São Paulo, onde, há 13 dias, sobrevive com a ajuda de uma máquina.

A tia de Giovana, Greyce Kelly Brito, explica que a menina só poderá ficar por 40 dias nessa máquina e o transplante de coração deverá acontecer antes desse prazo, para que ela vença a doença.

"A máquina está mantendo em funcionamento tanto o coração como o pulmão dela, mas ela não vai resistir por muito tempo, pois com os dias, a máquina começa a comprometer a saúde. Se ela demorar muito tempo na máquina, poderá ter morte cerebral", afirmou.

Por ser um caso sério, ocasionado por uma doença rara, a menina foi colocada como prioridade na fila de espera por um transplante de coração.

"Nós queremos sensibilizar as pessoas da necessidade de doação desse órgão. A vida da minha sobrinha depende desse ato de solidariedade. Nós estamos em uma corrida contra o tempo e precisamos da ajuda de quem puder contribuir com essa causa", pontuou.

A doença da menina foi descoberta com um mês e 15 dias de vida e foi se agravando com o tempo. Quando descoberta, ela fez todo o tratamento necessário para tentar barrar o seu avanço, mas não foi eficaz.

Com o tempo ela apresentou vários problemas, até que o seu médico em Teresina a encaminhou para São Paulo. "Ele percebeu que só o transplante poderia resolver a sua situação e por isso teve que ir às pressas para lá", disse.

Ela explica que a situação da menina ainda se agravou com as horas de voo e por isso precisou ser colocada na máquina, para continuar vivendo, enquanto aparece um doador compatível. "Sei que vamos conseguir alguém que nos ajude", finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES