Crianças devem ser acompanhadas por médicos e os pais até 2 anos

Foi lançada a Semana do Bebê e da Criança

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para que uma criança se desenvolva de maneira adequada à sua faixa etária, tanto física como psicologicamente, é necessário que esta seja acompanhada por médicos e por seus próprios pais ou responsáveis, nos seus primeiros mil dias, período que compreende os 270 dias da gestação somados aos 730 dias relacionados aos dois anos do bebê .

E como uma forma de alertar a sociedade aos cuidados iniciais dados ao público infantil, foi lançada a Semana do Bebê e da Criança, terça-feira (13), na Unidade Básica de Saúde, do Bairro Poti Velho, na zona Norte. O evento que tem como tema: “Nascimento e Desenvolvimento Saudável: a importância dos primeiros mil dias”, segue até este sábado (17).

As ações, promovidas pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Unicef, serão realizadas nas UBS da capital e envolverá a comunidade em atividades como palestras, rodas de conversas, consultas puerperal, exposição de vídeos lúdicos e educativos, atividades físicas e ainda distribuição de materiais educativos.

Para Ranieri Santana, chefe do Núcleo de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da FMS, o acompanhamento minucioso, da gestação até os dois anos, é essencial por ser nesta fase que pode ser tratada certas enfermidades. “O acompanhamento da criança não deve terminar após o nascimento, mas deve ser seguido para um melhor desenvolvimento. Os primeiros mil dias são a base de tudo. Por ser o período em que a criança tem o ápice do desenvolvimento cognitivo, quando ela aprende a falar, a interagir com o meio e os valores da vida”, esclarece.

Durante a abertura, foi inaugurada uma brinquedoteca na UBS do Poti Velho e aconteceu ainda o lançamento da cartilha Fluxograma de Atendimento - Consulta de Acolhimento Puerperal, em Teresina. Para Ranieri Santana, esses suportes, em especial a cartilha, orienta e reforça a prioridade do acompanhamento infantil. “A cartilha orienta aos pais sobre os principais cuidados que os filhos necessitam. Nela, há um fluxograma de consultas, principalmente, a puerperal, deve acontecer até sete dias após o nascimento. Funciona como uma revisão após o parto e ainda é o primeiro vínculo do bebê com a atenção básica”, explica.

A prática de levar a criança às consultas médicas, mesmo orientada pelos médicos, não é atendida por muitos pais, que só se atentam quando conseguem detectar alguma anormalidade nela. Diferente de muitos pais, a mãe de Isadora, 3 anos, e de Isabela, 7 anos, Daniela Matias não perde tempo e todo mês leva suas filhas a consultas rotineiras.“Procuro sempre trazer minhas filhas para ter esse acompanhamento. Minha preocupação é que elas estejam com as consultas e vacinas em dia. O evento só me mostrou que estou fazendo tudo direitinho com minhas meninas e isso me deixa feliz”, ressalta Daniela Matias, que confessa conhecer muitas mães que não tem os mesmos cuidados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES